Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 20.03.18 - 16h13

Projeto Concertos para a Juventude realiza primeiro encontro do ano

img_alt

Visando aproximar o público jovem da música erudita, o projeto acontece uma vez por mês, sempre antes do concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Cerca de 100 crianças e adolescentes presenciaram a abertura do projeto Concertos para a Juventude, no calendário 2018 do Teatro de Santa Isabel. Na manhã desta terça-feira (20), o Colégio Equipe e o projeto Samuel, da Fundação Aio de Educação e Assistência Social, previamente inscritos no projeto, tiveram uma aula-concerto com o maestro Marlos Nobre e toda a Orquestra Sinfônica do Recife. A realização é da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Marlos Nobre, com o objetivo de renovar a plateia dos concertos de música clássica, propôs as aulas-concertos, que aproximam o público dos músicos e instrumentos. Nessa terça, o maestro iniciou a apresentação explicando um pouco da história e utilização de cada instrumento que compõe a orquestra. Além disso, contou histórias sobre os primórdios do interesse humano pela música.

A primeira aula-concerto de 2018 foi dedicada a dois compositores, contemplados no primeiro concerto da temporada oficial da Orquestra Sinfônica do Recife, a ser realizado na noite desta quarta-feira (21): o checo da era romântica Antonín Dvorák e Cesar Guerra-Peixe, arranjador e estudioso da música brasileira. Deles, serão executadas a Sinfonia nº 8 e Mourão.

O projeto Samuel, que dá aulas de música para crianças de comunidades carentes, levou 20 crianças para a apresentação. Everton Cândido, professor de música no projeto, teve a iniciativa de trazer as crianças para o concerto. "Essas crianças já lidam com os instrumentos e a música clássica diariamente. Trazer eles para assistir esse projeto é um incentivo para o futuro de cada um”. Aluna de Everton, Brenda da Silva, 17, estava prestigiando o concerto com um brilho singular no olhar. Ela irá se apresentar no Teatro Luiz Mendonça, no final do ano. "Nós fazemos apresentações do que aprendemos durante o ano, meu sonho é não fazer só esse tipo de apresentação, mas viver fazendo música, como esses músicos que vi hoje."

O Colégio Equipe levou 76 alunos para a aula-espetáculo, todos do 8° ano escolar. Para o Coordenador Nino Freitas, as crianças precisam conhecer as atividades culturais disponíveis na cidade. "Trouxemos essa turma como atividade da semana de aniversário do Recife, mas esperamos que eles se interessem pelo que viram e voltem ao Teatro."

O Projeto Concertos para Juventude tem periodicidade mensal, antecedendo sempre em um dia o concerto oficial da Orquestra, no mesmo Teatro de Santa Isabel. As inscrições para escolas e grupos interessados em participar dos Concertos para Juventude devem ser feitas antecipadamente, pelo telefone: 3355-3323.

Concerto Oficial­ – No dia 21, às 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga em atividade ininterrupta do país, volta a subir ao palco do Santa Isabel para realizar o primeiro concerto oficial da temporada de 2018. A apresentação é gratuita e aberta ao público. O repertório será o mesmo tocado para os estudantes. Para assistir, basta retirar o ingresso no teatro uma hora antes da apresentação.