Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 20.04.15 - 15h57

Secretaria de Turismo e Lazer do Recife lança portal e aplicativo para visitantes na WTM

Página traz informações sobre roteiros, cartões-postais, programação cultural, opções de hospedagem, restaurantes e principais projetos de lazer da cidade

A Secretaria de Turismo e Lazer vai desembarcar uma novidade na terceira edição da feira internacional WTM Latin America, que será realizada entre os próximos dias 22 e 24, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na verdade, duas. Para que o Recife possa desfilar toda a sua beleza na internet, será lançado o Portal do Turismo e um aplicativo com todo o conteúdo da página para dispositivos móveis compatíveis com sistemas Android e IOS.

Na feira, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife vai ainda contar, pela primeira vez, com um espaço próprio dentro do estande de Pernambuco, partilhado entre Empetur e os principais destinos do Estado, como Recife, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha e Olinda. O Café Recife conta com uma área de 12,5 metros quadrados e será decorado com fotos e imagens da cidade. O espaço, onde dois baristas servirão bebidas a base de café batizadas com nomes dos principais projetos de lazer desenvolvidos na cidade, funcionará durante todos os dias de feira. No dia 22, às 17h, será realizado lá o evento de lançamento do portal.

No endereço www.turismonorecife.com.br, os internautas poderão encontrar informações sobre a cidade e seus principais atrativos, gastronomia, acomodações, clima e temperatura, além de ter acesso a uma detalhado roteiro de eventos, notícias e sugestões de passeio com um dia de duração, dois dias ou uma semana inteira. Todas as informações estão disponíveis em português e inglês.

O conteúdo está dividido em cinco áreas: A Cidade, O que Fazer, Acomodações, Alimentação e Informações. O primeiro apresenta o Recife como porta de entrada do Nordeste, uma cidade de geografia marcada pelas pontes e pela água abundante, de muitas belezas, manifestações culturais e folclóricas.

No link O que Fazer, as informações são divididas em três categorias: Acontece, que traz toda a programação cultural da cidade; Roteiros, que oferece opções de passeios curtinhos ou compridos para quem quiser explorar os principais cartões-postais recifenses por conta própria; e Atrações, onde são listados os principais equipamentos turísticos da cidade, como museus, igrejas, teatros, mercados, praças e parques, além de praias e centros de artesanato e compras.

As acomodações são apresentadas em quatro grupos: hotéis, pousadas, flats e albergues, totalizando quase 60 opções de hospedagem, todas com site e contato telefônico. Já no botão Alimentação, mais de 100 restaurantes são listados pela página.

Na área de Informações, o internauta pode encontrar um pouco de tudo: previsão do tempo, tábua de marés, lista dos principais serviços de táxi, informações sobre os Centros de Atendimento aos Turistas (CATs), além de orientações sobre como chegar de avião, de ônibus e de carro na capital pernambucana, com direito até a mapa. O portal traz ainda uma seção de notícias fresquinhas sobre a cidade e seus projetos de turismo e lazer.

APLICATIVO - O aplicativo do Portal do Turismo, gratuito e bastante prático, traz todas as informações sobre atrativos, acomodações e programação cultural da cidade, além de oferecer os roteiros com um dia, três ou uma semana de duração.O aplicativo traz ainda informações sobre os principais projetos da Secretaria de Turismo e Lazer, como o Recife Antigo de Coração e o Olha!Recife.

Na tela inicial do aplicativo, um menu oferece seis botões de conteúdo: O que Fazer, Onde Ficar, Onde Comer, Informações, Frevo e Perto de Mim, serviço que mapeia para o visitante os atrativos e restaurantes mais próximos do ponto onde ele está. Agora, turistas e internautas têm dois motivos a mais para se familiarizar com a mais bonita e ensolarada capital brasileira.