NOTÍCIAS

Cultura | 20.05.13 - 22h30

Geraldo destaca importância de navio petroleiro e da Arena Pernambuco

Geraldo assistiu a primeira partida realizada na Itaipava Arena Pernambuco, reunindo equipes formadas por operários que trabalharam na obra. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O prefeito Geraldo Julio acompanhou a presidente Dilma Rousseff e o governador Eduardo Campos, nesta segunda (20), na cerimônia que marcou a primeira viagem do petroleiro Zumbi dos Palmares, em Suape, e da inauguração da Itaipava Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O estádio receberá os três jogos da Copa das Confederações da Fifa e os cinco jogos da Copa do Mundo da FifaTM.  Ao final, o prefeito participou de visita à Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, na avenida Mascarenhas de Morais.

“Foi um dia muito importante, que viu a entrega do segundo navio construído por pernambucanos e o final da conclusão da Arena”, destacou Geraldo Julio. Na Itaipava Arena Pernambuco, a inauguração foi marcada pela primeira partida realizada no estádio, reunindo equipes formadas por operários que trabalharam na obra. A Arena tem capacidade para 46 mil torcedores e foi orçada em R$ 532 milhões. Entre outros diferenciais, o estádio dispõe de 4.700 vagas de estacionamento, possui 80% dos assentos cobertos, dois telões de LED com 77 m² em alta resolução e sistema de som e iluminação de última geração.

Antes de participar da inauguração da Arena Pernambuco, o prefeito Geraldo Julio prestigiou, ao lado do governador Eduardo Campos e da presidenta Dilma Rousseff, a primeira viagem do navio petroleiro Suezmax Zumbi dos Palmares, entregue pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS). O evento, que foi realizado no próprio Estaleiro, em Ipojuca, contou com a presença de seis mil colaboradores do EAS. Com mais de 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo, a embarcação tem como primeiro destino a Bacia de Campos (RJ) e, na seqüência, São Sebastião (SP).



No total, dois mil profissionais trabalharam na produção do Zumbi, que conta com cerca de 20 mil toneladas de aço. A embarcação tem 48 metros de largura e 51,6 de altura, com velocidade de 14,8 nós. Além do Zumbi dos Palmares, o Estaleiro Atlântico Sul já entregou à Transpetro o navio João Cândido. Ainda este ano, o EAS finalizará a embarcação Dragão do Mar. O Zumbi dos Palmares integra a frota da Petrobras Transporte (Transpetro) e faz parte do pacote de encomendas ao EAS para o Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (PROMEF).

Na ocasião, o governador Eduardo Campos classificou o evento como importante por reconhecer a luta dos negros brasileiros, além do legado deixado pelo ex-presidente Lula. "Hoje é dia de agradecer a Lula e a presidenta Dilma pelas parcerias que estamos fazendo, mas também é dia de aplaudir a raça e a disposição dos pernambucanos representados aqui por esses homens e mulheres que aqui embalam os nossos sonhos", cravou o governador.

Durante o seu discurso, a presidenta da República, Dilma Rousseff, fez questão de destacar toda a trajetória responsável pelo renascimento da indústria naval brasileira. "Quando eu fui Ministra de Minas e Energia do presidente Lula, fiquei responsável por garantir o ressurgimento desse importante setor. Eu tenho certeza que hoje estamos comemorando um momento de muita força do nosso país", disse.