NOTÍCIAS

| 20.07.12 - 19h58

Trabalho, Saúde e Meio Ambiente são temas de capacitação para profissionais da construção civil

Com vistas à Copa do Mundo, Prefeitura promove saúde e capacita trabalhadores

Pela segunda vez este mês a saúde dos trabalhadores da construção civil será tema de discussão e estudo durante uma capacitação realizada pelo Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Recife. O evento será voltado aos profissionais da área tendo em vista a Copa do Mundo de 2014. As aulas serão na sede do Cerest (Rua Conde D’Eu, 86, Boa Vista), a partir desta segunda-feira (23) das 8h às 12h e das 14h às 18h. O encerramento será na sexta (27).

A iniciativa tem o objetivo de oferecer um melhoramento no suporte técnico, noções de prevenções a acidentes bem como discutir a legislação do trabalho. Além de capacitar os profissionais, o curso também oferecerá ainda reflexões sobre as interrelações entre os processos de trabalho, a saúde dos trabalhadores, vigilância em saúde do profissional e o desenvolvimento de metodologias de investigação/intervenção no ambiente de trabalho. Aproximadamente 30 participantes são esperados.

Durante as aulas serão abordados aspectos históricos e conceituais no que diz respeito trabalho e saúde, repercussões na saúde dos trabalhadores e no meio ambiente; o conceito geral e o exercício prático. A capacitação ainda destaca a higiene e segurança; negociação e contratação em saúde e o mapa de riscos como método de investigação criado pelos trabalhadores italianos e adaptado à realidade brasileira.

Atuação – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Dentro desse oferecimento, o Município tem várias competências em relação às ações de saúde do trabalhador, entre elas: capacitar o controle social para identificar e atuar nas situações de riscos à saúde relacionadas ao trabalho, sobretudo, nos ambientes de trabalho e sobre os processos produtivos para garantir a transparência na condução dos processos administrativos no âmbito do direito sanitário.