Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 20.07.18 - 11h20

Secretaria de Educação do Recife realiza IV Seminário da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife

Evento debaterá a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus impactos na definição dos currículos. Evento contará com profissionais de renome nacional como Cipriano Luckesi (UFBA), Helena Altenfelder (Cenpec) e Anna Penido (Diretora do Instituto Inspirare)

 

 

Na próxima segunda (23 de julho), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, realiza o IV Seminário da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife. A ação acontece nos períodos diurno e noturno no Shopping Paço Alfândega (Bairro do Recife) e na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER), na Madalena (vide serviço). O encontro deve reunir 2.000 profissionais entre professores, representantes do Conselho Municipal de Educação de Recife (CME), Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e Conselho Estadual de Educação, entre outros.

As discussões sobre a BNCC têm acontecido em todo o país e, no encontro do Recife, cujo tema será “Em debate a Base Nacional Comum Curricular  (BNCC)”, o seminário visa promover a discussão sobre os seus impactos na definição dos currículos, bem construir estratégias para a sua implementação e fortalecer as Políticas de Ensino e de Formação da Rede Municipal do Recife. Entre os temas abordados, a importância de iniciar o processo de letramento na educação infantil e a implantação de atividades de cunho sócio-emocional na educação infantil e nos Anos Finais, entre outros.

Na programação diurna, que acontecerá no Paço, estarão presentes alguns dos maiores nomes da pedagogia nacional como o professor da UFBA, Cipriano Luckesi, Helena Altenfelder (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec, em São Paulo) e Anna Penido (Diretora do Instituto Inspirare). Ao longo do dia, as palestras giram em torno das mudanças, que deverão estar implantadas em todas as escolas do país até 2020, e quais os desafios que o corpo docente deverá encontrar. Na programação noturna, que acontecerá na EFER, o compositor, cantor, escritor e educador Silvério Pessoa abrirá a noite com uma apresentação cultural centrada na figura do professor, considerado figura-chave para o sucesso das mudanças e, por conseguinte, para o futuro da cidade.

 

PROGRAMAÇÃO [dia]

 

8h às 9h - Credenciamento / Apresentação Cultural: Silvério Pessoa

9h às 9h20min - Abertura

9h20min às 10h30min - Palestra: Reflexões sobre currículo escolar e prática pedagógica - Cipriano Luckesi (UFBA)

10h30min às 11h40min - Palestra: Desvendando as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular -Anna Penido (Diretora do Instituto Inspirare)

11h40 às 12h - Debate (perguntas encaminhadas por escrito)

Coordenador: Rogério Morais (SEDUC/Recife)

12h às 13h30min - Intervalo

13h30min às 14h30min - Palestra: A BNCC e suas implicações para a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife - Edênia Ribeiro (UFRPE)

14h30min às 15h30min

Painel: Política de Ensino da Rede Municipal do Recife: Estratégias para implementação da BNCC Alexsandra Félix (SEDUC/Recife) e Rogério Morais (SEDUC/Recife)

15h30min às 17h - Palestra: Base Nacional Comum Curricular: perspectivas e desafios para a implementação -Anna Helena Altenfelder (Cenpec)

 

PROGRAMAÇÃO [noite]

 

18h às 19h - Credenciamento / Apresentação Cultural: Silvério Pessoa

19h às 19h15min - Abertura

19h15min às 20h30min - Palestra: Desvendando as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular -Anna Penido (Diretora do Instituto Inspirare)

20h30min às 21h - Palestra: A Base Nacional Comum Curricular e a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife para Educação de Jovens e Adultos – Mauro Silva (SEDUC/Recife)

21h às 21h15min - Palestra: Estratégias para implementação da BNCC na Rede Municipal de Ensino do Recife -Rogério Morais (SEDUC/Recife)

21h15min às 21h30min - Debate (perguntas encaminhadas por escrito)

Coordenador: Alison Fagner (SEDUC/Recife)

21h30min – Encerramento

 

Serviço

IV SEMINÁRIO DA POLÍTICA DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

Data: 23 de julho

Horário: 8h às17h

Local: Cobertura do anexo do Shopping Paço Alfândega

Endereço:  Travessa do Amorim, n° 75, Bairro do Recife

Horário: 18h às 21h30

Local: Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, Madalena