NOTÍCIAS

Turismo | 20.08.15 - 10h54

Olha! Recife relembra histórias de personalidades que nomeiam malha viária da cidade

img_alt

 

Muita gente passa todo dia pela Vigário Tenório sem saber que o padre Pedro de Souza Tenório foi um dos heróis da revolução de 1817. Assim como poucos conhecem a história de Barbosa Lima, abolicionista que foi governador de Pernambuco e deputado federal com vários mandatos. Os dois e mais outras 11 personalidades históricas imortalizadas em nossa geografia viária serão contemplados no passeio a pé do Olha! Recife deste domingo (23).

Com saída marcada para as 9h, da Praça do Arsenal da Marinha, o roteiro contará a história por trás desses nomes e de outros como os de Buarque de Macedo, Siqueira Campos, Alfredo Lisboa e Dantas Barreto que batizam importantes vias da cidade e por isso soam tão familiares aos recifenses, embora os personagens sigam desconhecidos pela maioria da população.

Ainda no domingo, o projeto de sensibilização turística Olha! Recife, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, dedicará o roteiro de bicicleta ao escultor, ceramista e desenhista pernambucano Abelardo da Hora, falecido no ano passado, aos 90 anos. O passeio sairá às 9h, da Praça do Arsenal da Marinha, e visitará o Monumento aos Heróis de 1817, na Praça da República; o Memorial do Frevo, na Rua da Aurora; o Monumento a Zumbi dos Palmares, na Praça do Carmo; e o Monumento à Restauração Pernambucana, na Praça Sérgio Loreto, entre outros.

No sábado (22), a partir das 9h, o Olha! Recife no Rio terá como tema o Recife e seus Bairros. O catamarã seguirá do Cais das Cinco Pontas até Casa Forte, cortando as paisagens de vários bairros da cidade.

Na tarde do sábado, a partir das 14h, o passeio de ônibus será dedicado ao paisagista, desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de joias Roberto Burle Marx.

No roteiro, estão equipamentos como a Praça do Arsenal da Marinha, que teve seu projeto inicial concebido por Burle Marx; a Praça da República, onde Maurício de Nassau ergueu o primeiro horto zoobotânico do Brasil, ajardinado pelo célebre paisagista em 1936; a Praça Euclides da Cunha, em frente ao Clube Internacional, idealizada por Burle Marx, em homenagem a Euclides da Cunha, como uma reprodução do Sertão no litoral; e a Praça de Casa Forte, o primeiro jardim moderno brasileiro, que é um dos mais festejados legados de Burle Marx à cidade.



Serviço

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Praças de Burle Marx
Quando: Sábado (22), às 14h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

Olha! Recife no Rio
Tema: Recife e seus Bairros
Quando: Sábado (22), às 9h
Saída: Catamaran Tours, Bairro de São José

Olha! Recife Pedalando
Tema: Abelardo da Hora
Quando: Domingo (23), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

Olha! Recife a Pé
Tema: Ruas e Personalidades
Quando: Domingo (23), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo