NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.08.15 - 15h51

Prefeitura do Recife abre 14ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

img_alt

Este ano o tema da iniciativa é "Inclusão: assuma este compromisso”. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A cerimônia de abertura da 14ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, ocorrida às 09h30 desta quinta-feira (20), lotou o espaço do mezanino da PCR. Cerca de 100 pessoas, entre secretários, servidores e entidades que atuam com a temática estiveram presentes. À mesa, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Roseana Brito, o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio, e o chefe da Divisão da Pessoa com Deficiência da PCR, Paulo Fernando.

Este ano o tema da iniciativa é "Inclusão: assuma este compromisso”. A escolha se deu devido à integração das pastas municipais convocadas a participar ativamente da promoção dos direitos do segmento, oferecendo serviços inclusivos não apenas durante a semana comemorativa, mas colocar a pauta como compromisso permanente. Como ponderou a secretária Ana Rita Suassuna.

“Faço aqui um agradecimento especial a todas as secretarias da PCR, órgãos parceiros, Conselho da Pessoa com Deficiência e demais entidades pela adesão e integração à causa. Sem este comprometimento não faríamos nada. O tema da acessibilidade é uma luta permanente, afora a semana e ações pontuais. Seja na nossa casa, nos lugares que frequentamos e no ambiente de trabalho, ao longo do ano essa questão deve sempre constar em nosso planejamento e diretriz, de fato, como política pública”.

Antes das falas à mesa, foi exibido um vídeo cujo título leva o nome da campanha permanente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos voltada a PCD: “Viva a Diferença”. O material mostra de forma leve, lúdica e em formato de animação o cotidiano vivenciado nas diferenças, ressaltando que, na condição de seres humanos, já nascemos diferentes uns dos outros. “Este conteúdo será exibido nas oficinas voltadas aos temas dos direitos das Pessoas com Deficiência que integram o conjunto de ações da secretaria, incluindo a iniciativa Direitos Humanos nos Bairros, bem como nos eventos culturais da PCR, como Carnaval e São João”, afirmou Ana.

Para o Chefe da Divisão da PCD da Prefeitura, Paulo Fernando, a Semana Municipal faz-se necessária por, além de outras coisas, fortalecer dentro da gestão esse debate. “Segundo dados do IBGE de 2010, no Recife, 431 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência com indicadores que apontam crescimento nessa estatística, ou seja, precisamos fortalecer a luta para garantir a cidadania e direitos iguais para esta parcela tão representativa da sociedade”, alertou. Ele destacou ainda, a iniciativa do Prefeito Geraldo Júlio em instituir a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência como lei, deixando de ser decreto para entrar de forma definitiva no calendário do município, como forma de efetivação da política pública.

Finalizando a cerimônia, houve ainda a apresentação do Maracatu da APABB – Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade, composto de adolescentes e jovens com Síndrome de Down. A programação completa está disponível no site da PCR. 

Outro destaque na abertura foi a divulgação da campanha “Recife Conte Comigo”, da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo. Consiste na realização de um cadastro permanente das pessoas com deficiência para posteriormente serem encaminhadas e inseridas no mercado de trabalho, seja pela iniciativa pública ou privada, como é o caso de empresas parceiras da ação. Esse cadastro permite ao órgão ter um banco de dados com os interessados a fim de estimular contratações e a garantia do exercício da cidadania. As pessoas podem procurar a sala de empreendedorismo da PCR ou preencher o formulário no site www.recife.pe.gov.br.

Durante os dez dias serão desenvolvidas 18 ações de prestação de serviços em prol da cidadania. As atividades vão de mutirões nas diversas áreas à inclusão esportiva. Também na sexta (21) acontece o mutirão de prescrição de cadeira de rodas e meios auxiliares, a sala de espera com temática “Saúde da pessoa com deficiência” e Divulgação do Projeto Além do Olhar. 

Com a agenda diversificada e contínua, a pedida é escolher a atividade e se programar. Até o dia 30/08 a 14ª Semana da PCD promove o Festival Paradesportivo e 1ª Corrida Inclusiva do Recife; Rodas de Conversa “Viva a Diferença”; Mutirão de acesso à Saúde da Mulher com Deficiência e da Saúde do Homem, com identificação dos apenados com Deficiência, além do Seminário 'Lei Brasileira de Inclusão: Garantia de Direitos'; Inclusão Esportiva e o Luau Sem Barreiras. A programação completa está disponível no site da PCR.