NOTÍCIAS

Educação | 20.08.15 - 17h03

Provas do concurso para agente de apoio ao estudante com deficiência acontecem domingo

Os mais de 26 mil candidatos inscritos podem consultar os locais de prova no site da FGV

Serão aplicadas na tarde deste domingo (23) as provas do concurso público para o cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE). No total, 26.300 candidatos vão concorrer às 500 vagas oferecidas pela Prefeitura do Recife para quem concluiu o Ensino Médio e pretende trabalhar no apoio aos estudantes com deficiência matriculados nas escolas e creches municipais. Os candidatos podem consultar os locais de prova no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo certame, no endereço www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/pcr-aadee. De acordo com a FGV, a concorrência é de 52 candidatos por vaga.

A seleção dos candidatos incluirá provas escritas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os testes serão aplicados das 13h às 18h. A prova objetiva terá 50 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais (português e raciocínio lógico-matemático) e também de conhecimentos específicos - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), legislações específicas e noções de primeiros socorros. Já a prova discursiva será uma redação em gênero dissertativo-argumentativo, com 20 a 25 linhas.

Os candidatos deverão chegar com uma hora de antecedência e precisam levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente, documento de identificação original com foto e comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição. O gabarito será divulgado na próxima terça-feira (25), e o resultado preliminar do concurso sairá no dia 16 de setembro.

Na segunda etapa, haverá também exame psicotécnico a ser realizado por uma banca examinadora designada pela FGV. O resultado final do certame será divulgado no dia 17 de dezembro. Depois da posse, os aprovados passarão por um curso de formação específico. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 0800 283 4628 ou enviar e-mail para concursopcr-aadee@fgv.br.

O cargo de AADEE, que terá remuneração de R$ 1.193,37 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, foi criado através de um projeto de lei de autoria do executivo municipal com o objetivo de garantir todo o apoio necessário aos alunos com deficiência. Os AADEEs vão acompanhar esses estudantes na chegada e na saída da escola, durante as aulas e nos horários de intervalo. Eles também auxiliarão os alunos a se locomover e executar as atividades desenvolvidas na escola e as extracurriculares, ajudando-os na realização das tarefas dentro da sala de aula. Os agentes ainda vão auxiliar nas atividades de higiene, troca de roupa e fraldas, além de zelar pela manutenção dos materiais utilizados para alimentação e higiene dos alunos.