Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 20.08.23 - 10h46

Jogadoras da seleção de vôlei da Colômbia visitam Compaz Dom Hélder Câmara

img_alt

As atletas Juliana Toro Villada e Doris Sofia Manco Gonzales, ambas de Medellín, conheceram a estrutura e o conceito do equipamento que foi inspirado em práticas implementadas na cidade colombiana. (Foto: Wagner Ramos/PCR)

 

Na tarde do último sábado (19), primeiro dia do Sul-Americano de Vôlei Feminino, que está sendo sediado no Recife, o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Dom Hélder Câmara recebeu a visita de uma comitiva da seleção da Colômbia, formada pelo técnico da equipe, Antônio Rizola, o chefe da delegação, Geni Tunney, e as jogadoras Juliana Toro Villada e Doris Sofia Manco Gonzales. O secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, recebeu o grupo e contou um pouco da história do Compaz, que tem relação com Medellín, cidade de origem das duas jogadoras. O modelo do Compaz, que será nacionalizado por meio do novo PAC do Governo Federal, foi inspirado nas políticas públicas de combate às desigualdades sociais implementadas na cidade colombiana.

“Estamos conhecendo esse equipamento que tem uma história de uma relação bonita com Medellin. Um projeto muito bonito para ajudar os jovens e as crianças que estão crescendo aqui”, disse Doris, depois de conversar e tirar fotos com crianças beneficiadas do Compaz.

Juliana também agradeceu a oportunidade de conhecer a infraestrutura e o conceito do Compaz. “Estou muito agradecida pelo convite que nos fizeram e pela recepção aqui. Esse projeto ajuda as pessoas a deixarem os caminhos negativos para estarem aqui, conviver e avançar na vida”, afirmou.

“Foi um dia muito especial aqui no Compaz Dom Helder Câmara. Recebemos a visita das jogadoras da seleção colombiana, Doris e Juliana. Ela vieram conhecer um pedacinho de Medellín em Recife, que é o Compaz, um equipamento de esportes, cultura, lazer e mediação de conflitos. Recife está aprendendo com Medellín e Medellín está aprendendo com o Recife”, comentou Murilo Cavalcanti ao final da visita. 

O Compaz Dom Hélder Câmara foi inaugurado em dezembro de 2020, no bairro Coque. O equipamento tem 6.324,80 metros quadrados, sendo 3.610,85 de área construída, e conta com piscina, quadra poliesportiva, Dojô, sala Mãe Coruja, Espaço do Empreendedorismo, Estúdios de Rádio, TV e Fotografia, Centro de Referência em Assistência Socia l- CRAS, além da  Casa da Justiça e Cidadania, mais o auditório Geneton Moraes Neto, com 100 assentos.

O espaço também comporta a Biblioteca Clarice Lispector, dividida em seis espaços com capacidade para 10 mil títulos e ilha de computadores, com 10 máquinas, uma área destinada para a primeira infância e sala da Unidade de Tecnologia (UTEC), da secretaria de Educação do Recife (Seduc).  Os bairros diretamente beneficiados, no raio de 1 km, são: Ilha Joana Bezerra, Cabanga, São José, Coelhos e Paissandú.

ASSUNTOS: