NOTÍCIAS

Cultura | 20.09.12 - 15h21

Codecir apresenta Modelo de Gestão de Risco do Recife a grupo japonês

[caption id="attachment_26397" align="alignleft" width="334"] A demonstração foi acompanhada por representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Foto: Ivanildo Francisco[/caption]

Especialistas japoneses em defesa civil participaram, na manhã desta quinta-feira (20), de uma apresentação sobre o Modelo de Gestão de Risco do Recife, adotado pela Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir). A demonstração, que ocorreu às 9h na sede da Prefeitura do Recife, foi acompanhada por representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), além de membros do Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Defesa Civil, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) e Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (CODECIPE).

A secretária de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria José De Biase, iniciou os trabalhos dando boas vindas aos visitantes e enaltecendo a importância da iniciativa. “Estamos gratos pela oportunidade deste intercâmbio, tenho certeza que esta troca de experiência será muito importante para o Recife. Vivemos numa cidade de características muito peculiares, com pouca extensão territorial, com 66 canais, dois grandes rios e 3.400 áreas de risco. Além disso, a capital pernambucana é receptora de população, que, por uma série de problemas históricos, ocupa a cidade de forma precária. Isso gera um desafio grande para a Administração Municipal. Nesse contexto complexo, a Codecir vem desempenhando um trabalho que é referência nacional e que muito nos orgulha. Na década de 90, por exemplo, tivemos 150 óbitos e de 2001 a 2012 apenas 28, sendo que este ano nenhuma”, destacou De Biase.

A palestra foi então repassada para a assessora técnica da Codecir, Andréa Gouveia, que apresentou o Modelo de Gestão de Risco do Recife com auxílio de uma intérprete. Nesse momento, os visitantes tiveram conhecimento de programas como o Programa Guarda-Chuva, que desenvolve ações de caráter preventivo e permanente de monitoramento nas áreas de morro e alagados da capital pernambucana. Foi através desse programa que nos últimos anos, a Prefeitura do Recife diminuiu em 7 mil o número de pontos de risco da cidade. “Nos últimos dois anos foram investidos R$ 85 milhões na Operação Inverno. São 102 obras de pavimentação, drenagem e contenção de encostas, sendo 111 em andamento”, enumerou Gouveia.

O intuito da parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil e a Agência de Cooperação do Japão – JICA é firmar uma parceria institucional para trocar conhecimentos nas áreas de gestão do risco, gestão de desastre e projetos para recuperação de áreas afetadas ou vulneráveis. No desenvolvimento desse acordo, especialistas nas áreas mencionadas farão visitas em municípios estratégicos para fazerem um diagnóstico. Em Pernambuco, além do Recife, o grupo irá atuar em Jaboatão dos Guararapes, Palmares e Água Preta. “Queremos ouvir a experiência das cidades para que possamos aplicar idéias dentro de projetos pilotos que tem o objetivo de reduzir os riscos causados por acidentes. No Japão, temos uma área extremamente acidentada e uma incidência de terremotos alta, no entanto, anualmente, apresentamos o mesmo número de óbitos do Brasil”, afirmou o representante do JICA, Chiaki Kobayashi.