Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 20.09.18 - 17h30

Avenida Mascarenhas de Moraes receberá 415 novas árvores

Plantio faz parte de parceria entre a prefeitura e a Ademi-PE, e beneficiará os canteiros centrais do logradouro com mudas nativas da Mata Atlântica.

Um dos corredores viários mais importantes da capital pernambucana vai ficar mais verde e florido. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), iniciará, nesta sexta-feira (21), o plantio de 415 mudas de árvores na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul da cidade. As primeiras plantas começam a ser colocadas, às 9h30, nas imediações da Ponte Motocolombó, na Imbiribeira. A iniciativa, que marca as comemorações do Dia da Árvore, vai beneficiar o canteiro central ao longo de toda a extensão da via.

Considerado um dos logradouros mais áridos, a Mascarenhas de Moraes receberá exemplares de médio e grande porte, todos nativos da Mata Atlântica, como Pau-Ferro, Sibipiruna, e Ipê (roxo, rosa e branco). O objetivo é, além de promover de paisagismo a avenida, combater a formação de ilhas de calor na região. Por isso, a ampliação da cobertura verde se estenderá por 6 km, entre a Ponte Motocolombó e o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre. A previsão é que o trabalho seja concluído no final de outubro.

Esse plantio faz parte de uma parceria entre a prefeitura e a Ademi-PE, que prevê espalhar um total de duas mil novas árvores em diversos espaços públicos. A ação teve início em março deste ano, com o plantio de 46 exemplares na Avenida Militar, no Bairro do Recife. De forma global, o projeto beneficiará 12 áreas públicas da cidade, como canteiros centrais, refúgios, praças e calçadas. Ainda receberão plantios as avenidas Domingos Ferreira, os passeios na Ilha Joana Bezerra, entre outros logradouros.

Trilha Amazônica -  Também em comemoração do Dia da Árvores, o Jardim Botânico do Recife realizará, nesta sexta-feira (21), uma nova trilha intitulada “Espécies da Amazônia”. Durante o passeio, monitores vão apresentar cerca de 10 plantas que ocorrem tanto no bioma amazônico quanto no da Mata Atlântica. A intenção é detalhar para o público como algumas espécies se comportam de forma diferente na natureza e apresentam características distintas, como porte ou folhagem devido a variações do clima, diferença de solo, relevo e volume de água. Depois da data comemorativa, a trilha passa a ser oferecida no terceiro sábado de cada mês.

 

Serviço

O que: Avenida Mascarenhas de Moraes receberá 415 novas árvores
Quando: nesta sexta-feira (21), às 9h30 
Onde: Avenida Mascarenhas de Moraes, nas imediações da Ponte Motocolombó, na Imbiribeira.