Gabinete do Centro do Recife

NOTÍCIAS

Recentro | 20.10.23 - 17h14

Prefeitura do Recife inaugura experimentação urbana lab V.U.C.O durante Rec’n’ Play

Espaço tem atividades que envolve caminhada, confecção de mobiliário urbano e instalações como pintura do piso, soluções de iluminação, numa transformação urbana que provoque bem estar e segurança aos usuários

A Prefeitura do Recife, por meio dos gabinetes da Vice-Prefeita e do Centro do Recife, inaugurou o Lab V.U.C.O (Viver o Urbano Caminhando e Ocupando), uma experimentação urbana realizada no âmbito da cooperação internacional entre a capital pernambucana e a cidade de Nantes, na França. O município está recebendo uma missão com 15 representantes franceses da cidade-irmã, que participaram do evento. As atividades do Lab V.U.C.O. integram a programação do Festival Rec’n’Play, que acontece até este sábado (21).

O experimento prevê uma série de instalações urbanas como mobiliário e soluções de iluminação e arte urbana no percurso que vai desde a Praça da Independência, percorre a Rua Duque de Caxias, prossegue pela Praça Dezessete, Pátio do Livramento até o Pátio de São Pedro. A experimentação começou pela pintura do nome do projeto V.U.C.O. na cor branca, no piso da Rua Duque de Caxias.

A iniciativa tem o objetivo melhorar a experiência de uso e permanência das pessoas na região nesta área durante o dia e à noite. O projeto considera a complexidade das dinâmicas sociais e urbanas que englobam o centro, assim como os aspectos de gênero, o design inclusivo, eco-responsável e a utilização de materiais e métodos construtivos com baixo impacto ambiental.

O mobiliário, por exemplo, vai ser confeccionado com plástico tipo P 2, comum nas tampas de garrafas. A Casa Criatura, que participa do projeto, instalou máquinas no Lab V.U.C.O. para fazer o processo de produção do mobiliário, junto com dois organismos franceses, o Small Bang e o Atelier Nous.

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a escolha do título do projeto V.U.C.O. é uma alusão a expressão local “vuco-vuco”, que representa tanto uma aglomeração quanto a região do comércio central da cidade, entre os bairros de São José e Santo Antônio. O projeto vai trazer vida para a área e instalações que visam o bem-estar e até a segurança da população, como a colocação de espelhos convexos em alguns postes que ajudam a ver a movimentação de pessoas numa esquina, disposição de cobertura na rua com tecido, para dar sombra. As intervenções também têm o intuito de direcionar o olhar das pessoas para os detalhes dos prédios com diversos estilos e períodos diferentes.

O espaço onde está funcionando o Lab V.U.C.O. é Praça Dezessete, 90, em Santo Antônio, no térreo de um prédio que estava fechado há sete anos.

O Lab V.U.C.O. é uma parceria do Programa Recentro e o Gabinete da Vice-Prefeita, com a cidade de Nantes, Secretaria de Cultura, ÁRIES, Instituto Pelópidas da Silveira, Secretaria Executiva de Inovação Urbana, Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Casa Criatura, Porto Digital e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).