Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Transformação Digital | 20.10.23 - 20h18

Rec´N´Play destaca processo de transformação digital do Recife

img_alt

Em palestra que contou com a presença do Prefeito João Campos, festival de tecnologia discutiu o futuro da inovação no setor público. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O processo de transformação digital do Recife foi apresentado pelo prefeito do Recife, João Campos, durante o debate “Inovação Transformando o Setor Público”, dentro da programação do GOV In Play, no Festival REC´n´Play 2023, no Centro Cultural Cais do Sertão, Bairro do Recife. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (20) e também contou com a participação da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do presidente da Empresa Pública de Tecnologia da Informação (Serpro), Alexandre Amorim,  e do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Francisco Saboya, que mediou o debate. Na ocasião, entre outros assuntos, João Campos apresentou o caso da vacinação 100% digital ocorrida na cidade durante a pandemia, logo no início da gestão, que foi referência para o país.

“Na pandemia, eu sabia que a gente precisava fazer um processo organizado. E Recife foi a única capital do Brasil que fez um processo 100% digital para a vacinação contra a Covid-19. A gente sabia que teria que vacinar todo mundo e pensamos logo em como organizar isso. Em reunião com a equipe, pedi um sistema de vacinação digital para ser feito em cinco dias, um grande desafio para o grupo, mas eles conseguiram fazer o sistema em poucos dias. A gente viu que precisava ensinar para o cidadão uma porta de entrada para os serviços da Prefeitura, em vez de fazer vários aplicativos. Como o Conecta Recife já existia, como a rede de wifi gratuita da cidade, a gente o utilizou. Havia oito mil pessoas cadastradas no sistema e passou para 1,7 milhões de pessoas no Recife”, contou ele.

O gestor falou também sobre os serviços municipais que são facilitados através do uso do Whatsapp. “Recife era a segunda cidade do mundo em número de mensagens de Whatsapp enviadas ao cidadão. A primeira cidade era Buenos Aires. Uma equipe foi lá conhecer o que a cidade estava fazendo, e hoje a gente é a primeira cidade. Cada cidadão pode ativar o Receba Zap no Conecta, e o que cidadão tiver de direito, antes mesmo de ele pedir, a gente vai entregar. A gente fez isso com o Cartão do Idoso, o disponibilizou antes da solicitação, porque é um direito”, disse.

Para a ministra Luciana Santos, o Brasil precisa ter a capacidade de inovar e está caminhando neste sentido. “Nesse ciclo de reconstrução nacional com o presidente Lula, nós contamos também com o Ministério da Gestão e Inovação, com a ministra Esther Dweck. Conjuntamente, estamos no processo de desenhar planos estratégicos para o Sistema Único de Saúde e Sistema Nacional de Educação. Nós já anunciamos seis programas de industrialização em novas bases, e lançamos alguns editais no valor de R$ 57 milhões para startups desenvolverem soluções diversas”, comentou ela durante o debate.

Já Alexandre Amorim reforçou a importância dos laços entre tecnologia, poder público e cidadão. “O Serpro é a maior empresa de tecnologia pública do mundo, uma empresa brasileira, de governo, composta por gente que entende muito da coisa pública. É preciso democratizar a  informação. O Serpro se aproxima cada vez mais do cidadão e para isso se compromete cada vez mais com os municípios”, afirmou.

CONECTA RECIFE - O Portal de serviços da Prefeitura do Recife, o Conecta Recife reúne os mais de 500 serviços municipais em uma única plataforma. O portal foi construído com o objetivo de centralizar as informações e proporcionar uma maneira mais simples e rápida do cidadão acionar os serviços prestados pela Prefeitura. Funciona como um ambiente de busca que orienta e direciona o cidadão até o serviço que deseja acionar.

WHATSAPP - Recife é a primeira capital do Brasil a ter uma conta oficial num dos maiores e mais importantes aplicativos de trocas de mensagens on-line do mundo e o mais usado no país, o WhatsApp. A parceria começou em 2021 reforçando a comunicação relacionada às ações de combate à covid-19. Agora, além das ações de saúde, pelo WhatsApp é possível ter acesso a todos os serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife. (81 9.9117.1407)

EITA!LABS - Outra experiência do Recife que tem os pés fincados na inovação é a living labs municipal, o EITA!Labs. Para esta iniciativa, a experimentação de projetos mergulhados na inovação por meio de contratos específicos e desburocratizados são a chave de um grande negócio. Ganha quem traz suas ideias para ancorar e incubar dentro da Prefeitura do Recife, ganha a cidade e ganha a população, principal beneficiária do legado que a inovação digital é capaz de oferecer.