NOTÍCIAS

| 20.11.14 - 17h40

Comerciantes que vão trabalhar na Festa do Morro recebem capacitação da Vigilância Sanitária

Os inspetores vão atuar em regime de plantão ao longo das festividades. (Foto: Divulgação)

Mais um grupo de comerciantes que vai trabalhar com alimentos na Festa do Morro, no Morro da Conceição, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, recebeu, na tarde desta quinta-feira (20), uma capacitação da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife. A primeira turma, com 20 participantes, recebeu orientações na semana passada, e a última será capacitada na próxima quinta-feira, dia 27 de novembro.

Cerca de 30 comerciantes receberam orientações que vão desde a aquisição dos alimentos, passando pela manipulação, até a comercialização. A higiene pessoal, manutenção da temperatura adequada, a utilização de gelo industrializado e uso de caixas térmicas estão entre as orientações prestadas pelos profissionais da Visa. Os alimentos não podem ser manipulados no local da venda. Foi disponibilizada ainda uma lista de marcas de produtos lácteos (queijos e manteigas de garrafa) que não podem ser comercializados.

“A Vigilância vai continuar fazendo o trabalho de inspeção, assim como faz sempre, para reduzir ou eliminar os riscos à saúde da população. Se for encontrada alguma irregularidade, vamos tomar as medidas necessárias”, alertou a gerente de Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário VII, Leila Vânia. “Eles vão receber um selo que serve para o consumidor identificar os pontos que estão liberados pela Visa. Como vamos fazer fiscalizações diárias, o selo pode ser retirado a qualquer momento”, disse Leila. Durante as festividades, a Vigilância Sanitária terá uma escala de plantão com até 7 (sete) equipes.

Há 31 anos, a dona de casa Maria José Rodrigues trabalha na festa vendendo alimentos. Para ela, participar da capacitação é muito importante, porque sempre tem uma novidade. “Além das questões com as comidas, a gente aprende como tratar bem os clientes e como conquistar os que têm dúvidas”, disse Maria José. “Essas dicas servem não só para a festa, mas pra vida toda da gente que trabalha com isso ao longo do ano”, afirmou a comerciante Mônica Pereira.