NOTÍCIAS

| 20.11.14 - 12h04

Vigilância Sanitária do Recife capacita comerciantes de alimentos para a venda na Festa do Morro da Conceição

Hoje, das 14h30 às 17h, na Upinha 24h do Morro da Conceição, turma receberá orientações

Até o início da Festa do Morro da Conceição, no próximo dia 29 de novembro, cerca de 100 comerciantes de alimentos terão sido capacitados para a prática higiênica na venda de comidas, por equipes da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife. Nesta quinta-feira (20), das 14h30 às 17h, no auditório da Upinha 24h Dr. Moacyr André Gomes, 30 barraqueiros participam da segunda capacitação. A primeira turma, com 20 participantes, recebeu orientações na semana passada, e para quem não fez ainda, a última será na próxima quinta-feira, dia 27 de novembro.

A gerente da Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário VII, Leila Vânia, alerta que para comercializar alimentos na Festa do Morro, um dos requisitos é participar das capacitações da Visa. Os interessados são informados sobre a exigência no ato do cadastro que é realizado pela Secretaria de Controle Urbano do Recife (Secon). “Eles recebem certificado que deverá ser apresentado na Secon, para receber a concessão do espaço para a comercialização”, explicou Leila.

Durante a capacitação, os comerciantes recebem orientações que vão desde a aquisição dos alimentos, passando pela manipulação, até a comercialização. A higiene pessoal, manutenção da temperatura adequada – abaixo de 5 graus para alimentos frios e acima de 60 graus para os aquecidos –, a utilização de gelo industrializado, uso caixas térmicas, estão entre as orientações prestadas pelos profissionais da Vigilância Sanitária. Os alimentos não podem ser manipulados em vias públicas.

O cumprimento das normas higiênico sanitárias será acompanhado pelos inspetores da Visa durante a Festa e quem não cumprir poderá ter o alimento recolhido quando houve risco iminente – contaminação – para a população.