Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 20.11.18 - 12h03

PCR e Senai garantem qualificação para 22 pessoas em situação de vulnerabilidade

Objetivo é promover a elevação de escolaridade e qualificação profissional de usuários de drogas ou pessoas que estão em vulnerabilidade para o uso de drogas

 

Vinte e duas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social ou que faziam uso abusivo de álcool e outras drogas estão fazendo cursos de aperfeiçoamento profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através de uma parceria da instituição com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH).

Um dos 12 alunos da turma do curso de Aperfeiçoamento Profissional de Refrigeração e Climatização do Senai de Santo Amaro é Ênio Gabriel de Andrade, que também já fez cursos de Gestão de Pessoas e de Gestão e Qualidade oferecidos pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod) em parceria com o Senai. “Esses cursos gratuitos têm professores muito qualificados e são muito proveitosos pra gente. Passei quase oito anos preso, mas nem por isso desisti dos meus objetivos. No começo foi difícil, mas na Sepod, conheci pessoas que se preocupam realmente com nossas vidas. De curso em curso, vou me qualificando para conseguir um emprego”, disse o jovem de 32 anos que usou drogas por mais de dez anos.

Outra aluna do curso de Refrigeração é Sara Arruda dos Santos, 19 anos, única mulher da turma. “É muito interessante porque é mais um aprendizado para mim que também fiz o curso de Gestão de Qualidade”. Além do curso de Aperfeiçoamento Profissional de Refrigeração e Climatização, também estão acontecendo atualmente cursos de Mecânica de Manutenção e Auxiliar de Produção; todos a partir da parceria da Sepod com o Senai.

INSERÇÃO - Os cursos fazem parte do Programa Integra Recife, que é o pilar de inserção social e produtiva do Sistema Mais Recife de Políticas Sobre Drogas, da Prefeitura do Recife. O foco é a elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamento para retirada de documentos básicos e cadastro na Agência de Emprego de usuários de drogas ou pessoas que estão em vulnerabilidade para o uso de drogas.

Além de visar a inclusão produtiva, o Integra Recife tem como objetivo promover o empoderamento pessoal e uma nova perspectiva de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade, risco ou exclusão por consequência de uso ou abuso de drogas.

Somente por meio da parceria da Sepod com o Senai, já foram oferecidos, em 2018, 13 diferentes cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional, totalizando 575 beneficiados pelo Integra Recife. Desse total, receberam certificados 327 formandos que concluíram os cursos em 18 diferentes turmas, com carga horária que varia de 36 horas/aula até 220 horas/aula.

Além das 575 vagas ofertadas em 2018, foram oferecidas, em 2017, mais de 600 vagas em cursos profissionalizantes e 200 vagas em cursos de aperfeiçoamento profissional no modo presencial, além de mil vagas no modo de Educação a Distância (EAD). No total, o Programa Integra Recife já impactou mais de sete mil recifenses por meio de cursos, inserção social, atendimentos e encaminhamentos, desde maio 2017.