NOTÍCIAS

Cultura | 20.12.11 - 18h45

Escola da Prefeitura do Recife é considerada modelo nacional de Educação Alimentar

A Cecília Meireles foi a primeira unidade da Rede Municipal a receber o Programa “Ação Saudável, que agora já atua em mais 9 escolas

A escola municipal Cecília Meireles, localizada na Rua Mader Linch, s/n – Macaxeira (Zona Norte do Recife – PE), foi considerada modelo nacional para o Programa “Ação Saudável: Melhoria da Qualidade de Vida das Crianças e suas Comunidades”, parceria da Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e Inmed Brasil (International Medical Services for Health), com apoio da Kraft Foods. Segundo os coordenadores da Inmed, a unidade, primeira a receber o Programa, está aliando com sucesso as práticas da implantação de hortas com as atividades educativas no ambiente escolar, estendendo-as à comunidade, através do envolvimento de alunos e pais com a melhoria dos hábitos alimentares de toda a família.

O Programa tem como objetivo implantar hortas em 30 unidades de ensino da Rede Municipal até o final de 2012. Atualmente 10 plantações estão instaladas na Rede: escolas municipais da Mangabeira (R. do Cinema, 130 – Mangabeira), Pe. Antônio Henrique (R. Viscondessa do Livramento, 290 – Derby), Karla Patrícia (R. Prof. Eduardo Wanderley Filho, 700 – Boa Viagem), Diná de Oliveira (R- São Mateus s/n- Iputinga), Casarão do Barbalho (Estrada do Barbalho, 1595-Iputinga), Novo Pina (R. Eurico Vitrúvio, 236 – Pina), Almirante Soares Dutra (R. Camutanga, 180 – Cabanga), Alto da Guabiraba (R. Pres. Costa e Silva, s/n – Brejo da Guabiraba), Dom Bosco (R. Alvenópolis, 600 – Jardim São Paulo), além da Cecília Meireles.

Coordenadores do “Ação Saudável” dos municípios pernambucanos de Chã de Alegria, Moreno, Vitória de Santo Antonio, Jaboatão dos Guararapes, entre outras cidade do Estado, vão se reunir na Cecília Meireles nesta quarta-feira (21), a partir das 8h, para uma apresentação das experiências da unidade, com o objetivo de socializar as práticas com outras cidades brasileiras e programar as atividades do ano que vem.

O “Projeto Ação Saudável: Melhoria da Qualidade de Vida das Crianças e suas Comunidades”, tem o objetivo de trabalhar ludicamente com os estudantes da Rede Municipal de Ensino a importância de uma alimentação balanceada e nutritiva. Para isso, são reservados espaços nas unidades para o plantio – feito pelos horteiros-mirins junto aos educadores das unidades - de sementes de legumes, verduras, plantas medicinais e outros, que são consumidos pelos alunos na merenda escolar.

A ação do projeto inicia-se com uma avaliação prévia nutricional e dos hábitos alimentares dos estudantes da unidade. Em seguida, os educadores passam por uma formação, que trabalha não só com a questão da alimentação, mas também com a questão ambiental.

Enquanto a equipe da Prefeitura prepara o terreno para a criação da horta e promove palestras nas escolas com nutricionistas e biólogos da Diretoria de Alimentação Escolar (Dial), a Inmed fornece o material educativo como cartazes e folderes que explicam os cuidados e serem tomados pelos “horteiros-mirins”, como lavar as mãos corretamente para evitar verminoses, por exemplo.

Já a Kraft fornece o kit horta, composto por carroça de mão, enxada, enxadeco, ciscador, mangueira, regador, barbantes, estacas de madeira para sustentação, entre outros, além das sementes de alface, cenoura, pepino, cebolinha, coentro, salsa, tomate, pimentão etc. Também são fornecidos esterco, terra de jardim e extrato de húmus.