Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 20.12.18 - 19h51

Fim de semana para celebrar o Natal nas ruas do Recife

img_alt

Programação gratuita e aberta ao público contará com grandes espetáculos, como o Baile do Menino Deus, no Marco Zero, e o Natal para Sempre, no Parque Santana. No Recife Antigo, tem ainda decoração e exposição de presépios criados pelos alunos da rede municipal. E tem diversão também nos museus da cidade, no Econúcleo da Jaqueira e no Jardim Botânico. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

Às vésperas do Natal, a Prefeitura do Recife convida a população a confraternizar-se com os espaços públicos. Neste fim de semana, além da decoração, que encheu o Recife Antigo de luz e de presépios confeccionados pelos alunos da rede municipal de ensino, não vai faltar programação gratuita e a céu aberto para quem estiver em busca de motivos para festejar e renovar a crença na humanidade e no porvir.

Tradição que já ocupa o Marco Zero há 15 anos, o Baile do Menino Deus celebrará o Natal e a cultura popular nordestina, entre os próximos dias 23, 24 e 25, às 20h, num grandioso espetáculo aberto ao público, visto por mais de 70 mil pessoas a cada ano.

Com direção do escritor Ronaldo Correia de Brito, o Baile trará cenários, músicas e coreografias inéditas nesta 15ª edição, além de novos intérpretes, para contar a história do nascimento de Jesus, a partir da narração de personagens da cultura popular nordestina, tendo como cenário algumas das mais caras e enraizadas manifestações culturais da região, como o reisado, a lapinha, o pastoril, cavalo marinho, chegança, boi de reis e muitas outras.

O Baile do Menino Deus é uma realização da Relicário Produções, da produtora Carla Valença, e a temporada 2018 tem como patrocinadores o Ministério da Cultura, Rede/Grupo Itaú, Governo de Pernambuco, Aché Laboratórios, Tramontina, STN Nordeste, InBetta e Ferreira Costa, além da Prefeitura do Recife. A montagem conta com apoio da Rede Globo Nordeste.

Outro espetáculo que entra em cartaz no fim de semana é o Natal para Sempre, realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Encenado nos dias 23 e 25 de dezembro, às 19h, no Parque Santana, Zona Norte da cidade, o musical conta a história de uma menina, que encontra um livro mágico, de onde saem bailarinas, Pinóquio, Peter Pan, João Pé de Feijão, Lobo Mau e muitos outros personagens da carochinha, que ganham vida no Natal. Esta edição contará com a participação especial do ator mirim Igor Jansen, da novela As Aventuras de Poliana. O espetáculo é gratuito. Serão arrecadados alimentos não perecíveis, para serem doados a instituições de caridade e também às comunidades do entorno do parque.

Luzes de Natal – Vestido com as luzes e cores do Natal, o Recife Antigo será todo convites para celebrar o fim de ano nos próximos dias. Além da decoração montada pela Prefeitura do Recife, com direito a árvore de Natal de 14 metros e iluminação que dialoga com o rio, no Cais da Alfândega, o projeto Recife dos Presépios por mãos do futuro encheu de espírito natalino a Avenida Rio Branco. A ação, da Secretaria de Educação, convidou estudantes da rede municipal a arregaçar as mangas para fazer uma releitura do imaginário natalino, recriando a cena do nascimento de Jesus a partir de resíduos tecnológicos e materiais reciclados, tendo a cultura nordestina como referência e cenário.

No total, 397 crianças e adultos e 63 professores de 14 escolas foram envolvidos na confecção de 14 presépios, que começaram a ser produzidos em outubro. As obras de arte - cujas dimensões variam 1m² e 3m³, com alturas que ficam entre 1m e 1,80m – estão expostas desde o dia 9 de dezembro, na Avenida Rio Branco. Os presépios ficarão expostos até o dia 25 de dezembro, no expediente das 9h às 19h até o próximo dia 23, e das 16h às 20h nos dias 24 e 25.

Mais que conferir, quem for ao bairro histórico até a próxima sexta-feira (21) poderá participar da difícil escolha dos três presépios mais representativos, deixando seu voto registrado numa urna disponibilizada, em parceria com a Rede Globo, na mesma Avenida Rio Branco.

O primeiro e o segundo lugares serão premiados, respectivamente, com apresentações de duas e de uma atração cultural infantil, na volta às aulas de 2019. Os alunos classificados em terceiro lugar receberão como prêmio um passeio de catamarã.

Ciclofaixa - Nos dias 23 e 25, 36,5 km de pista exclusiva para bicicletas estarão montados na cidade, convidado os recifenses a usufruir dos espaços públicos. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada, das 7h às 16h, passando por 30 bairros da cidade, num circuito composto por três rotas que contemplam cartões-postais indefectíveis da cidade e convergem no Marco Zero.

Museus – Está em cartaz no Museu da Cidade do Recife a exposição “Cinco Pontas”. A mostra reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita. No fim de semana que antecede o Natal, o Museu vai funcionar em horário especial. Abre normalmente no sábado (22), das 9h às 17h, e, no domingo (23), funciona em horário reduzido, das 9h às 13h. Já no dia de Natal, na terça-feira (25), o museu estará fechado para visitação.

O Museu de Arte Moderna Aluisio Magalhães (MAMAM) estará fechado de sábado (22) a terça-feira (25). Mas quem estiver livre amanhã (21) poderá conferir duas exposições no local: “Coração de Pedra”, de Carol Monteiro, que ambienta no Sertão nordestino a dialética entre arte e moda, e “Com Olhos de Náufrago ou Onde fica o Próximo Porto”, que navega pelas águas ora turvas ora calmas da obra da artista Alice Vinagre, atravessando fases, investigações e técnicas que nortearam sua produção, da década de 1980 em diante. As exposições são gratuitas e abertas ao público. Informações: (81) 3355-6871.

Na Galeria Janete Costa, a mostra Transistor, de Jota Zer0ff, estará aberta à visitação no sábado, das 14h às 20h, e no domingo, das 15h às 19h. São 24 obras, a maioria delas de spray sobre madeira, mas o artista também recorre a lápis e papel, além de honrar sua mais recorrente tela em dois painéis de grafitti estampados nas paredes da galeria. Informações: (81) 3355-9825.

Meio Ambiente - O sábado (21) será intenso no Econúcleo Jaqueira. Às 11h, a oficina sensorial com plantas medicinais ensinará os participantes a distinguir as espécies através de seus cheiros, cores e sabores. No domingo (22), vai ter meditação, com o grupo Sahaja Yoga, oficina de vermicompostagem, torneios de jogos digitais para a garotada, dentre outras atrações.

Também no sábado (21), o Jardim Botânico vai sediar uma caminhada ecológica precedida de histórias cantaroladas. A atividade, que vai ter início às 13h30, percorrerá os jardins temáticos do espaço como o orquidário, o cactário e o jardim de plantas medicinais, tudo ao som de muita música e contos ambientais apresentados pelo arte educador  Tales Ribeiro.

Às 10h, serão oferecidas oficina de mudas, vivências ambientais musicais e outras caminhadas temáticas. O acesso aos equipamentos é gratuito.