NOTÍCIAS

Cultura | 21.01.14 - 18h04

PCR participa de lançamento de Programa de Formação de Gênero em Pernambuco

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, esteve presente no lançamento do Programa de Formação de Gênero em Pernambuco, nesta terça-feira (21), na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções. Na solenidade, o governador Eduardo Campos e a secretária da mulher estadual, Cristina Buarque, assinaram dois convênios para cursos de especialização e um decreto que cria o Comitê Permanente de Apoio à Formação em Gênero de Pernambuco cujos objetivos são assegurar a institucionalização de atividades e ações para a discussão e formação em gênero no Estado. Sílvia Cordeiro, secretária da mulher do Recife, representou o prefeito Geraldo Julio na ocasião.

O primeiro convênio foi firmado com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação Joaquim Nabuco para o Curso de Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas que tem início no dia 8 de fevereiro. A Secretaria da Mulher do Recife também é parceira da iniciativa. “Entendemos que envolver e comprometer a academia com a formação em gênero concorre para a sustentabilidade dos organismos de políticas públicas para as mulheres em Pernambuco. Principalmente nesse momento em que 148 municípios implantaram coordenadorias e secretarias da mulher", disse Sílvia. O segundo convênio prevê a instalação do Curso de Especialização de Gestão da Atenção Integral da Saúde da Mulher, com enfoque em gênero, firmado entre o Ministério da Saúde, Universidade de Pernambuco (UPE) e o governo do Estado.

“Realizar esses cursos era uma meta da Secretaria da Mulher de Pernambuco. Mas agora queremos cursos de Mestrado e Doutorado com enfoque em gênero. Precisamos nos aliar a Universidade. Começamos com o prêmio Naíde Teodósio, voltado para o ensino médio, que, hoje em dia, é um dos grandes destaques que temos no estudo de gênero. Isso é um grande legado”, disse a secretária Cristina Buarque, em sua fala. O governador Eduardo Campos, em seu discurso, ressaltou que ações como estas ajudam a retirar das políticas públicas o cunho excludente, as marcas do patriarcado e do patrimonialismo. “Essas políticas mudam com a ajuda da universidade, da discussão com a sociedade e de um conjunto de gestores que se sensibilizem com a causa”, ressaltou. O representante da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Fernando Freire, enalteceu o convênio e as políticas desenvolvidas pela SecMulher junto ao reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado e o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde e representante do Ministro da Saúde, Mozart Sales.

Também estiveram presentes o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sílvio Romero, o prefeito de Paulista, Júnior Matuto, o secretário de Planejamento e Gestão em exercício, Edilberto Xavier, o secretário de Desenvolvimento Social, Alessandro Carvalho, a secretária da mulher de Jaboatão dos Guararapes representando o prefeito Elias Gomes, Ana Selma Santos, o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D´Almeida, o chefe de gabinete da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Rodrigo Pelegrino, o secretário de saúde, Antônio Carlos Figueira, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchôa.