NOTÍCIAS

| 21.01.15 - 11h04

Ações de saúde são promovidas no Recife para comemorar o Dia do Farmacêutico

Serviços de prevenção foram oferecidos no Parque Treze de Maio

As pessoas que passaram pelo Parque Treze de Maio, bairro de Santo Amaro, a partir das 6h da manhã desta terça-feira (20), até o final da manhã, puderam realizar exames de aferição de pressão, teste de glicose e para detecção de DSTs, Aids e Hepatite B. Os serviços foram oferecidos pela a Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, em comemoração ao Dia do Farmacêutico. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco, entre outras entidades, foram parceiros na iniciativa.

A estimativa é que cerca de 500 pessoas tenham utilizado os serviços de saúde oferecidos. O taxista José Araújo, 69 anos, aprovou a ação. “Não tenho costume de fazer exames com frequência, mas agora vou começar, pois é importante”, falou o motorista. Além de serviços de saúde, a população também recebeu orientações sobre o uso racional de medicamentos.

As pessoas ainda foram orientadas sobre o descarte adequado de medicamentos vencidos ou sem uso. Segundo Karina Boaviagem, gerente geral de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Recife, muita gente joga os medicamentos vencidos de maneira incorreta. “É preciso educar, para que não haja contaminação da água, do solo, ou até de outras pessoas que possam ter acesso a esses remédios”, alertou Karina. A programação do Dia do Farmacêutico segue até esta quarta-feira (21), quando haverá o I Fórum Sobre Cuidados e Serviços Farmacêuticos no auditório da UFPE, das 8h às 12h30.