NOTÍCIAS

Carnaval | 22.02.23 - 00h19

Do samba ao armorial: Rua da Moeda e Pátio de São Pedro são tomados pela mistura de ritmos

img_alt

Nesta terça (21), entre as atrações que subiram nos dois palcos para encerrar a folia estiveram Galeria do Ritmo, Jorge Aragão, Antúlio Madureira, Siba e Combo X. (Foto: Bruno Campos/PCR)

 

Uma grande mistura de ritmos que foi do samba à música armorial: assim foi o último dia do Carnaval do Recife nos polos montados na Rua da Moeda e no Pátio de São Pedro. Nesta terça-feira (21), entre as atrações que subiram aos palcos para encerrar os Festejos de Momo e animar os foliões estiveram a Escola de Samba Galeria do Ritmo, Aborto do Cavaco e Letto do Cavaco, além de Antúlio Madureira, Siba e Combo X.

No polo Samba da Moeda, o ritmo tomou conta da rua inteira e embalou quem começava a chegar ao Recife Antigo no fim da tarde. A Escola de Samba Galeria do Ritmo, que coleciona títulos de campeã dos desfiles recifenses, trouxe sua homenagem ao Palhaço Chocolate e, com uma bateria brilhante e colorida, abriu os trabalhos colocando todo mundo pra sambar. O público cantou em plenos pulmões junto aos músicos grandes clássicos do samba brasileiro: “É hoje”; “Coisinha do Pai”; e “Vou Festejar”, além do samba enredo do ano, “Alô, garotada, o doce espetáculo não pode acabar!”.

O casal de aposentados Sônia Jacira, 62 anos, e Ronaldo da Silva, 85 anos, dançavam juntos e curtiram animados o samba da noite. “Nós sempre saímos pra dançar e todo ano estamos aqui na Rua da Moeda nessa época. Estávamos ansiosos pela chegada do Carnaval. E depois de dois anos de pandemia, nós viemos pra descontar o tempo que passamos parados”, disse a foliã, que é moradora de Jardim Paulista e veio curtir o carnaval multicultural do Recife.

Com uma levada mais tradicional, o cantor Aborto do Cavaco, que soma mais de 35 anos de carreira, deu continuidade ao samba raiz e embalou os fãs do estilo.  Letto do Cavaco também animou quem circulou pelo local e tocou sucessos mais recentes. Na mesma noite, também cantaram Jorge Riba, Cris Galvão, Leno Simpatia e Leide do Banjo e As Mari's do Samba, além do aclamado cantor Jorge Aragão.

PÁTIO DE SÃO PEDRO - Em um local que tem história de congregar manifestações culturais, Antúlio Madureira abriu a noite e fez o público dançar ao som do “Passo da Ema”, um clássico da música armorial que já tem mais de 20 anos. O músico ainda entoou o “Hino do Elefante de Olinda”, uma canção em homenagem à cidade irmã, reuniu o público numa grande roda de ciranda ao som de “Quem me deu foi Lia” e presenteou a plateia com os sons criativos e curiosos tirados de instrumentos inusitados.

Em seguida, o som da Mata Norte tomou conta do Carnaval, com Siba. O cantor abriu sua apresentação com “Trincheira da Fuloresta”, seguida de “A Jarra e a Aranha”, emendando com “Bloco da Bicharada”. Ao som do seu lançamento “Contente igual um pintinho”, colocou todos para dançar com a sua mesclagem de ritmos tradicionais com sonoridades modernas e experimentais. Ainda na Terça Gorda, também passaram pelo palco do Pátio de São Pedro a banda Combo X, que é liderada pelo ex-Nação Zumbi Gilmar Bolla 8; Adiel Luna; e Marcelo Jeneci.

CARNAVAL DO RECIFE - O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados, comunitários e desfiles de agremiações, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. Toda a programação pode ser conferida no site www.carnavaldorecife.com.