NOTÍCIAS

Cultura | 21.03.12 - 17h13

Linha do Tiro recebe varredura preventiva nesta quinta-feira

Um total de 100 pessoas participa do serviço, que será realizado no Córrego da Jaqueira

Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura do Recife continua levando às áreas de risco ações que visam preparar a cidade para o período de chuvas. A partir das 9h a varredura preventiva nos morros chega ao Córrego da Jaqueira, na Linha do Tiro, zona norte da capital pernambucana. Uma grande força tarefa, reunindo vários órgãos municipais, levará ao local um conjunto de ações e serviços integrados, com o objetivo de reduzir riscos e identificar, antecipadamente, situações que possam gerar casos de deslizamento. Dessa vez, o serviço será realizado nas ruas Córrego da Jaqueira, Alcantil, Santo Amaro, Luiziania, Garimpo, Água de Prata e 1ª Travessa Água de Prata.

As varreduras preventivas começaram na semana passada e já foram beneficiadas as localidades do Alto do Eucalipto, Jordão Alto e Guabiraba. Esta é a quarta etapa da atividade, que segue até o dia 29 deste mês. No total seis áreas irão receber um conjunto de ações e serviços, com foco principal nos locais de risco alto e muito alto. Nesses pontos, são realizadas vistorias técnicas, colocação de lonas plásticas, desobstrução de canais, canaletas e galerias, remoção de entulhos, capinação, corte de árvores de grande porte, combate à proliferação da dengue e de roedores. Quando necessário, também serão feitas a autuação e notificação de situações irregulares, apreensão de material, demolição de edificações em situação de risco potencial ou iminente, além do apoio e acolhimento às famílias que venham a ser removidas de imóveis em risco.

Durante as varreduras também são realizadas as ações educativas (ou comunicação de risco). Técnicos da Codecir e do Programa Parceria nos Morros, com o apoio da Cruz Vermelha, visitam as casas, conversando com os moradores e distribuindo cartilhas, folders e demais materiais educativos entre a população. São levadas orientações sobre práticas seguras nas áreas de risco, evitando, assim, ocorrências como deslizamentos e alagamentos.

Nas publicações distribuídas pelos agentes estão: o papel desempenhado pela Defesa Civil; orientações sobre a destinação correta da água utilizada na residência e do lixo; o que plantar e o que não plantar nas barreiras e o que fazer em caso de deslizamentos. Um total de 100 profissionais participa das ações. Fazem parte das varreduras a Codecir, Dircon, Emlurb, Guarda Municipal, CTTU, Iasc, Programa Parceria nos Morros, secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, além da Cruz Vermelha.