NOTÍCIAS

Cultura | 21.03.13 - 10h54

Compartilhamento de imagens ampliará fiscalização no Recife

Convênio entre CTTU CIODS serão compartilhados entre os fiscais dos dois órgãos (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Convênio entre CTTU CIODS serão compartilhados entre os fiscais dos dois órgãos (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

A partir de hoje, as imagens captadas pelas câmeras de monitoramento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) passam a ser compartilhadas entre os fiscais dos dois órgãos. O convênio de cooperação técnica e administrativa foi assinado, na manhã desta quinta-feira (21), pelo prefeito Geraldo Julio e pelo secretário de Defesa Social do Estado, Wilson Damázio, na sede da CTTU. A parceria possibilitará que a fiscalização de diversos serviços seja ampliada na cidade.

Com o convênio, as 519 câmeras do Ciods localizadas no Recife estarão integradas com 39 dos 66 equipamentos da CTTU, totalizando 558 câmeras operando em conjunto. A parceria possibilitará um aumento na identificação de veículos roubados que circulam na capital pernambucana e de problemas que geram conflitos e que são de responsabilidade da Prefeitura, a exemplo do lixo, iluminação pública, depredação de patrimônio público, entre outros.





De acordo com Geraldo Julio, o compartilhamento de imagens trará diversos benefícios para os recifenses. “Estamos nos unindo para fazer um trabalho em prol do Recife, mas que ultrapassa até os limites da Região Metropolitana, já que ele vai ajudar o Governo do Estado a resolver casos que ocorram até mesmo fora do território da nossa cidade”, afirmou o prefeito, reforçando o compromisso do seu programa de governo de dotar a PCR com mil câmeras até o fim da gestão.

Antes da assinatura do convênio, o prefeito e o secretário de Defesa Social conheceram o Centro de Monitoramento da CTTU. Entre as funcionalidades das câmeras da companhia, estão a identificação de veículos com restrição de circulação e de estacionamento irregular. Um dos equipamentos está em fase de testes para detectar colisões e disparo de arma de fogo. Todo o sistema está sendo aperfeiçoado para melhorar a mobilidade e segurança na cidade durante a Copa das Confederações, em junho deste ano.

O secretário Damázio afirmou que, no passado, era preciso ligar para a Prefeitura e repassar as informações captadas pelas câmeras que eram de responsabilidade do município. Agora, esse trabalho será feito online, o que representa um grande avanço. “Em menos de 15 dias de conversa, já estamos com o convênio assinado e a tecnologia está sendo disponibilizada. Quisera eu que todos os prefeitos tivessem essa disponibilidade.”