NOTÍCIAS

Esportes | 21.03.13 - 16h54

Corrida das Pontes chega à 10ª edição e reúne 6 mil competidores no Recife

[caption id="attachment_32535" align="aligncenter" width="680"] A disputa será de 10 quilômetros, em pleno coração do Recife. Fotos: Inaldo Menezes/PCR[/caption]

Maior competição de pedestrianismo de rua do Norte/Nordeste começa às 7h deste domingo, com largada no Marco Zero

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo, e a empresa JJS Eventos realizam, no início da manhã deste domingo (24), a 10ª Corrida das Pontes do Recife 10 km, com largada no Marco Zero. O evento reúne 6 mil competidores inscritos e faz parte das comemorações do aniversário de 476 anos da capital pernambucana, com apoio oficial do Governo do Estado e supervisão da Federação Pernambucana de Atletismo. A largada para a categoria infantil acontece às 7h e a corrida geral, incluindo os atletas de elite, começa às 8h.

A prova, considerada a maior competição de pedestrianismo de rua do Norte e Nordeste, atrai corredores de nível mundial e já tem confirmada a presença da dupla Abraham Kiplagat, do Quênia, e de Sara Ramadhani Makera, da Tanzânia, que disputam no pelotão de elite. A atleta é considerada favorita na categoria feminina, tendo sido campeã esse ano da meia maratona e dos 10 km na cidade de Dar Es Salaam, em sua terra natal.

Outros nomes conhecidos que confirmaram inscrições na elite são José Márcio Leão da Silva, da equipe do Cruzeiro Esporte Clube, de Minas Gerais, vencedor do segundo lugar na Corrida das Pontes do Recife no ano passado; o soldado do Exército Cícero Vieira da Rocha, quarto lugar na prova do ano passado, e Daniel Henrique Alves, ambos da equipe Profesp/Garanhuns; o maranhense Edilson Vieira da Silva, também da equipe do Cruzeiro; Gilmar de Oliveira Silva, da Prefeitura de Garanhuns, que também ocupou a quinta posição na edição de 2012; e, no feminino, Miriam Faria da Silva.

Categorias - Os atletas puderam optar entre as categorias Corrida Infantil 2,1 Km; Caminhada 5,6 Km; Corrida 5,6 Km; Corrida Geral 10 Km; e Corrida Especial (para pessoas com deficiência), além do desafio para jornalistas. No dia da competição, todos os participantes receberão chip de cronometragem, água, barra de cereal e isotônico para repor as energias. A premiação total será de R$ 14 mil.

A competição acontece nas ruas do Centro, nos bairros do Recife, Santo Amaro, Boa Vista, São José e Santo Antônio. O percurso da Corrida e da Caminhada 5,6 km inclui a avenida Alfredo Lisboa, rua do Observatório, Cais do Apolo, ponte do Limoeiro, rua da Aurora, avenida Mário Melo, rua do Hospício, ponte Princesa Isabel, praça da República, ponte Buarque de Macedo e retorno ao Marco Zero.

Já a Corrida 10 km faz o mesmo percurso inicial e continua em direção a Santo Antônio, cruzando as pontes Maurício de Nassau e da Boa Visa e seguindo pela rua Floriano Peixoto até chegar ao Forte das Cinco Pontas e retornar ao Marco Zero via ponte Giratória. A prova infantil – com participantes de 10 a 17 anos - passará pela avenida Alfredo Lisboa e rua do Observatório, retornando pelo Cais do Apolo até o Marco Zero.

Internacional - Todos os anos, desde a primeira edição do evento, em 2004, cerca de 20% dos participantes vêm de outros países e de outros estados do Brasil. No ano passado, os vencedores do ouro, tanto na categoria masculina como na feminina, foram os quenianos Stanley Kipcircmir e Selly Jepkemboi Korir. Os segundos colocados foram os pernambucanos José Márcio Leão, de Garanhuns, e Mirela Andrade.

Seguindo o padrão internacional das melhores disputas do mundo, o tempo dos participantes é medido por chips colocados nos tênis dos corredores, com dispositivo eletrônico que permite o monitoramento, em tempo real, do tempo bruto e do tempo real de cada corredor durante toda a prova.

Serviço:
O quê: 10ª Corrida das Pontes do Recife 10 km
Quando: Domingo (24), às 7h (corrida infantil) e 8h (geral)
Onde: Largada no Marco Zero, Bairro do Recife