NOTÍCIAS

| 21.03.14 - 15h59

Campanha contra o HPV chega às escolas do Recife

A vacina estará disponível em 671 escolas municipais, estaduais e privadas, a partir desta segunda-feira (24)

A campanha de vacinação, da Secretaria de Saúde do Recife, contra o Papilomavírus Humano (HPV) ganha, a partir desta segunda-feira (24), um reforço: a imunização nas escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas. A vacina estará disponível em 671 instituições do Recife, para adolescentes do sexo feminino que têm entre 11 e 13 anos, seguindo um calendário elaborado pelo Programa Nacional de Imunização da Capital. Nesta primeira semana, de 24 a 28 de março, 29 escolas de todos os Distritos Sanitários vão receber a vacinação.

Desde que a campanha foi lançada nas Unidades Básicas de Saúde, no último dia 10, uma carta circular foi encaminhada aos pais das adolescentes informando sobre a importância da vacina. Caso os pais não autorizem a filha a ser vacinada, o Termo de Recusa de Vacinação contra HPV deverá ser assinado e entregue na instituição. A escola que não tiver um número mínimo de 20 alunas, dentro da faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, deverá encaminhar as estudantes para uma unidade de saúde.

De acordo com a Gerente do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, levar a vacina às escolas significará uma adesão maior à campanha. "Vai ser mais fácil imunizar as meninas, visto que elas estão na escola todos os dias. É importante que os pais autorizem", disse. "Lembrando que a nossa meta pode ser alcançada até o final deste ano", completou.

A previsão da Secretaria de Saúde do Recife é vacinar 36,2 mil adolescentes na Capital.As meninas deverão tomar três doses, sendo a segunda com seis meses, que será em setembro de 2014, e a terceira com 60 meses, ou seja, com cinco anos após a primeira dose. O objetivo da vacinação é prevenir o câncer do colo do útero, reduzindo a mortalidade por essa doença.