NOTÍCIAS

Cultura | 21.03.14 - 18h43

Compras corporativas em debate na 63ª edição do FONAC

Na manhã desta sexta-feira (21), o Fórum Nacional de Secretarias de Administração das Capitais- FONAC,reuniu diversos representantes da esfera administrativa da gestão pública de diversas capitais do país. O encontro, realizado nos dias 20 e 21 de março no Hotel Western Manibu, em Boa Viagem, teve como anfitrião o Secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio, que comandou a rodada de debates neste segundo dia do evento.

“Foi muito interessante receber em Recife esse Fórum. Tivemos oportunidade nestes dois dias de discutir várias temáticas e pontos que dizem respeito a todos os secretários. É sempre bastante interessante o compartilhamento dessas experiências, poder passar um pouco das nossas vivências, e sobretudo, entender um pouco das vivências dos outros colegas, secretários de outras capitais, e compartilhamos soluções, angústias, para que juntos consigamos atender da melhor forma as necessidades da população”, declarou Marconi.

George Pierre de Lima, gerente de licitações e compras da Prefeitura do Recife, ministrou a palestra Compras Corporativas – Um passo em busca da eficiência do gasto público, abrindo o segundo dia do Fórum, sinalizando as vantagens do planejamento de compras, e a economia gerada com algumas posturas gerenciais. “Hoje trocamos experiências sobre as melhores práticas na gestão pública, para garantir celeridade nos processos, o amparo da economia da cidade, e cultivar atitudes e ferramentas que facilitam a prestação do serviço público”, afirmou o gerente.

Ainda segundo George Pierre, algumas medidas facilitam, inclusive, a economia e redução de gastos públicos. “O planejamento de compras, por exemplo, ele gera uma maior economia de escala, reduz os custos. Com ele também reduzimos o número de licitações, e ainda temos uma maior padronização de materiais”, completou Pierre.

O secretário Marconi Muzzio também falou da importância deste momento para os gestores das secretarias das capitais. “A avaliação que fazemos deste evento é extremamente positiva, acredito que houve uma riqueza muito grande de troca de informações. Todos saíram daqui com muitas ideias, novas fórmulas de agir, de gerenciar e de organizar as ferramentas e métodos disponíveis em cada cidade para atuar da melhor forma possível na administração da sua cidade”, pontuou.