NOTÍCIAS

Cultura | 21.03.14 - 16h48

PCR já começou a restaurar e ampliar o Parque das Esculturas

[caption id="attachment_44717" align="alignleft" width="680"] Geraldo Julio reuniu-se com Francisco Brennand nesta sexta (21). Serpente de 20 metros doada pelo artista para o espaço será instalada no início de junho. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura já iniciou a restauração e ampliação do Parque das Esculturas, no Recife Antigo. O trabalho está sendo realizado pelo Executivo Municipal em parceria com o artista plástico Jobson Figueiredo, amigo e colaborador de Francisco Brennand, idealizador do espaço. Nesta sexta-feira (21), o prefeito Geraldo Julio foi recebido por Brennand em sua oficina, na Várzea, para detalhar as próximas ações do projeto. As intervenções têm previsão de durar sete meses, mas a meta é antecipar o fim do processo para quatro ou cinco meses.

No começo de junho, antes da Copa do Mundo ter início, a PCR vai instalar no Parque das Esculturas uma serpente marinha doada por Francisco Brennand. A obra ficará entre o Encontro das Sereias e a Flor de Cristal. Com cerca de 20 metros de comprimento e seis toneladas, a serpente será a segunda maior obra do espaço - a primeira é a Flor de Cristal, que tem 32 metros de altura.

Geraldo Julio enalteceu a história de Brennand e destacou a importância do parque para os recifenses. "Temos uma grande oportunidade de requalificar e ampliar um projeto de muita representatividade para a cidade. Essa ação engrandecerá o Parque das Esculturas, que é um imenso patrimônio que temos no Recife. Principalmente neste momento em que os recifenses estão indo às ruas, que o Recife Antigo ganhou tanta importância. O artista construiu aquele parque para entregar ao Recife e nós temos a alegria de participar desse momento de ampliação do espaço", afirmou.

Durante o encontro, Francisco Brennand apresentou ao prefeito a maquete da serpente marinha. O artista plástico aprovou a iniciativa da PCR. "É um trabalho progressivo, pois o prefeito sempre manifestou entusiasmo nesse sentido. Geraldo é um prefeito idealista pelo que ele propõe fazer pela cidade; o amor pela cidade. E nós estamos perfeitamente em sintonia. Esse é um sonho que finalmente se realiza; o de entregar o Parque das Esculturas ao Recife", comemorou.

"Teremos muito trabalho pela frente. Essa é uma intervenção exaustiva, que exige muito; desde a preparação ambiental até o processo urbanístico. Mas eu acredito que vamos conseguir fazer esse gol antes da Copa, garantindo a entrega do espaço requalificado", pontuou Jobson Figueiredo, que também está fazendo um levantamento das outras obras de Brennand espalhadas pelo Recife que precisam de restauro.

O Parque das Esculturas foi inaugurado em 2000 e está localizado em frente à praça do Marco Zero, no Recife Antigo. Idealizado por Francisco Brennand, o espaço possui 90 peças e integra o projeto "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife", que fez parte das comemorações dos 500 anos de descobrimento do Brasil. No local, é possível encontrar esculturas de sereias, pássaros e o ovo primordial, bem como a tradicional Flor de Cristal.

SEGURANÇA - Em fevereiro, a Prefeitura instalou uma câmera de monitoramento 24h para reforçar a segurança no Parque das Esculturas - um outro equipamento do tipo será instalado para reforçar a atuação. A câmera, instalada ao lado do Centro de Artesanato de Pernambuco, possui infravermelho, zoom de até 400 metros, giro de 360º horizontal e 270º vertical. Ela tem ajudado a coibir atos de violência no local e identificar suspeitos de vandalismo.