Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 21.03.17 - 14h57

Secretaria da Mulher inicia capacitação técnica com as catadoras de materiais recicláveis da Ecovida Palha de Arroz

img_alt

Ao todo, serão oito encontros com o objetivo de fortalecer a cooperativa e elaborar um Plano de Trabalho (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Nesta terça-feira (21), a Secretaria da Mulher do Recife iniciou uma capacitação técnica em empreendedorismo e formação sociopolítica para as 30 catadoras de materiais recicláveis da cooperativa Ecovida Palha de Arroz, que atua no galpão de triagem da Prefeitura do Recife, no bairro do Arruda. Durante oito encontros, sempre nas manhãs das terças, as empreendedoras irão aprender sobre autogestão, importância do cooperativismo e como se estabelecer no mercado local. O objetivo final é o fortalecimento da Ecovida Palha de Arroz e a elaboração de um Plano de Negócios. A iniciativa conta com o apoio da Emlurb e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

"Esse curso que vem vai ser uma coisa boa para a gente. Vai ser ótimo porque iremos reforçar a união da cooperativa", disse a catadora da Ecovida, Lindinalva dos Santos. Presente no evento, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, pontuou a necessidade da valorização do trabalho das catadoras e da importância da mulher no mercado de trabalho. "Esse curso pode ajudar a todos a compreender melhor e valorizar a cooperativa. Além disso, ressalta a importância do papel da mulher e a necessidade de se sentir independente, dona de si, consciente do seu valor e da sua própria capacidade", comentou. Ao todo, serão oito encontros totalizando 32 horas de aula e faz parte do projeto "Juntos contra a Exclusão Social", uma parceria das prefeituras do Recife, Fortaleza com a União Europeia.

Para Inamára Melo, secretária executiva da Secretaria da Mulher do Recife, essa é uma oportunidade de fortalecer um trabalho de forte repercussão social e ambiental na cidade. "Estamos aqui juntando os saberes para fortalecer a cooperativa que já se apresenta como uma solução importante para a ampliação de renda das mulheres e para o empoderamento socioepolítico das catadoras". Após as aulas técnicas, a Secretaria municipal da Mulher irá fornecer módulos sobre gênero e prevenção da violência de gênero.