Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.03.17 - 16h09

Uma aula de música erudita para jovens recifenses

img_alt

À frente da Orquestra Sinfônica do Recife, o maestro Marlos Nobre apresentou peças e curiosidades da música erudita para um atento público de estudantes, na estreia dos Concertos para Juventude em 2017 (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Com olhos bem atentos a cada detalhe que estavam vendo, estudantes dos ensinos fundamental e médio de diferentes escolas do Recife compareceram à estreia da temporada 2017 do projeto Concertos para Juventude. A apresentação foi realizada na manhã de hoje, no Teatro de Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

O regente titular da Orquestra Sinfônica do Recife, Marlos Nobre, autor do projeto, deu boas vindas aos jovens que estavam na plateia. “A primeira vez a gente nunca esquece”, brincou. E contou que a primeira vez que viu uma orquestra tocar foi também na plateia do Santa Isabel, aos 7 anos. “Depois, voltei com 12 anos para assistir à Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta”, disse.

Durante a aula-concerto, muitos estudantes tiveram o primeiro contato com a música erudita. Conheceram histórias e curiosidade sobre compositores e aprenderam sobre o papel de cada instrumento na orquestra. Para o programa executado para eles, o maestro escolheu as peças Sinfonia nº4 em ré menor, OP. 120, do compositor alemão Robert Schumann, e variações sobre um tema de Haydn, do também alemão Johannes Brahms.

A estudante do Colégio Equipe, Vitória Duarte, 9 anos, ficou encantada quando entrou no Teatro Santa Isabel. “Esta é a primeira vez que venho aqui, foi o teatro mais bonito que conheci e meu primeiro contato com uma orquestra pessoalmente, só tinha visto pela televisão. As explicações do maestro foram muito importantes para entender a peça”, ressaltou Vitória.

Segundo a professora do Colégio Equipe, Conceição Magalhães, 61 anos, a instituição preparou os alunos para que pudessem assistir ao concerto, pois muitos nunca tinham tido contato com a música erudita. “Os estudantes fizeram pesquisas, ouviram músicas na escola e depois da apresentação irão fazer trabalhos. Precisamos disseminar a cultura para os jovens. Pretendo trazer novas turmas para esta aula prática tão enriquecedora”, pontuou a professora.

Aluno do Colégio Arautos do Evangelho e músico, Victor de Brito, 16 anos, estava ansioso para ver uma orquestra de perto. “Toco flauta doce, transversal e flautim e, quando vi a banda inteira no palco, fiquei impressionado. É muito grandioso”, afirmou.

Segundo o maestro Marlos Nobre, o projeto Concertos para Juventude tem como objetivo formar plateia, aproximando os jovens da música erudita. “Minha vontade de montar este projeto surgiu quando minha filha tinha 16 anos e confessou ter vergonha de dizer às amigas que ouvia música clássica em casa, pois era ridicularizada. A partir daí, comecei a chamar os colegas dela para ouvirem música erudita em nossa casa. Foi daí que surgiu o projeto”, finalizou o Maestro, aplaudido de pé pelos estudantes presentes.

Ao longo do ano, os Concertos para Juventude serão realizados mensalmente, antecedendo as apresentações abertas ao público da Orquestra Sinfônica do Recife. Para participar, as escolas devem fazer agendamento pelo e-mail teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com ou pelo telefone 3355-3323.

Amanhã (22), a Orquestra Sinfônica do Recife sobe ao palco do Teatro Santa Isabel novamente para realizar o primeiro concerto oficial da temporada. A apresentação será às 20h e tem entrada franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação, na bilheteria do teatro.