NOTÍCIAS

Cultura | 21.05.12 - 18h50

Trabalho preventivo do Recife para o inverno é apresentado em Santa Catarina

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras do Recife e da Coordenadoria da Defesa Civil (Codecir), participa do 1º Seminário de Gestão de Riscos Geológicos do Estado de Santa Catarina, nos dias 21 e 22 de maio. A coordenadora da Codecir, Keila Ferreira, apresentará nesta terça a palestra A Gestão de Risco da Prefeitura do Recife – PE: Programa Guarda- Chuva. O seminário, que acontece na cidade de Florianópolis, é promovido pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE).

O evento reúne profissionais de várias partes do Brasil ligados à temática de gestão de riscos e de defesas civis para debater sobre as políticas de gestão de risco geológico. Durante o seminário, Keila Ferreira apresentará o modelo de gestão de risco que a PCR vem implementando desde 2001, com o Programa Guarda-Chuva. O Programa é focado, principalmente, na prevenção dos riscos e é um trabalho tido como referência em todo o País e que vem garantindo a presença constante da Prefeitura do Recife em eventos do gênero em âmbito nacional.  “A nossa presença neste seminário consolida que o Recife é referência nacional quando se trata de prevenção de riscos. Estamos aqui para compartilhar a experiência exitosa com os outros participantes”, destaca a coordenadora, que já está na capital catarinense acompanhando as primeiras atividades do evento.

A secretária municipal de Desenvolvimento e Controle Urbano e Obras, Maria De Biase, é outra representante da Prefeitura no encontro. Também participam do seminário o especialista sênior em Gestão de Risco de Desastres do Banco Mundial, Joaquin Toro; o pesquisador sênior do IPT / Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Agostinho Ogura; a assessora do Gabinete da Secretaria da Geologia do Ministério de Minas e Energia, Noris Costa Diniz; e o representante da Diretoria de Assuntos Fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos do Ministério das Cidades, Thiago Galvão. Também participam representantes da Universidade Federal de Ouro Preto, da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), do Sistema Alerta Rio, da Universidade do ABC, do Serviço Geológico do Rio de Janeiro, do Instituto Geológico de São Paulo, entre outros.

Programa Guarda-Chuva – A PCR desenvolve, durante todo o ano, ações permanentes de monitoramento nas áreas de morro e alagados da capital pernambucana, através deste programa. Coordenado pela Defesa Civil do Município, o Guarda-Chuva consiste numa ação integrada de várias secretarias, órgãos e empresas municipais, que atuam em caráter preventivo nos morros. A Codecir trabalha nas áreas de risco orientando os moradores através de palestras, ações porta-a-porta, distribuição de material informativo e nas vistorias e medidas como a colocação de lonas plásticas nas encostas.

Simulado - No início deste mês, moradores do Córrego da Bica, participaram do 2º Simulado Participativo de Prevenção de Desastres, um treinamento sobre como agir no momento em que as chuvas inesperadas chegam e colocam a população em risco. A ação foi realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Codecir, em parceria com o Orçamento Participativo (OP) e a Cruz Vermelha de Pernambuco, com o objetivo de preparar as pessoas que moram em áreas de risco para agir em situações de emergências. O simulado foi promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), com a colaboração da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).