Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.06.16 - 19h24

Vigilância Sanitária Recife alerta para o excesso no consumo de comidas juninas

Inspetores atuarão em regime de plantão durante o feriado nos polos oficiais

 

Milho, canjica, pamonha, bolos... Estas são algumas das comidas, irresistíveis, que fazem sucesso nesta época do ano. Mas o excesso delas pode acarretar em prejuízos, principalmente em relação a indisposições intestinais, ao peso, por exemplo. Como saber se aquele local é seguro para comprar? Qual a quantidade adequada para comer? O que se deve evitar? São essas orientações que a Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura do Recife dá para os consumidores.

De acordo com a nutricionista e inspetora da Visa do Recife, Geise Belo, o alimento mais procurado, que é o milho verde, é rico em carboidratos, fibras, sais minerais e vitaminas, fornecendo energia para o corpo. “As comidas preparadas com o milho é que preocupam, porque levam açúcar, leite de côco, leite condensado e gorduras, fato que pode levar a um ganho ponderal (de peso)”, alerta a nutricionista.

Na hora de escolher o que comer, quando estiver fora de casa, o consumidor deve prestar atenção, sobretudo, nas condições higiênicas e sanitárias do local de venda, do vendedor e de conservação dos alimentos. “A canjica ou a pamonha devem estar cobertas, aquecidas ou refrigeradas. Os bolos, em geral, sem recheio, podem ficar em temperatura ambiente, desde que estejam protegidos. Um dos mais procurados, o bolo de macaxeira não pode ter viscosidade, que é aquela liga, quando a gente parte, porque isso significa que as bactérias já estão se proliferando. O milho cozido deve estar sempre aquecido, na panela com água”, explica Geise.

Plantão – Inspetores da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Recife estarão em regime de plantão até o dia 26 no Sítio Trindade realizando vistoria nas barracas de alimentos. Nos dias 28 e 29, os profissionais atuarão no Pátio de São Pedro, onde ocorrerão as festividades. Os comerciantes autorizados a vender comidas foram capacitados pela Visa no início do mês.