Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.21 - 12h51

Frei Caneca FM presta homenagem ao compositor Bráulio de Castro

A partir das 14h de hoje (21), o programa Salada Pop lembrará o vasto legado deixado pelo compositor, tocando alguns de seus maiores sucessos


Daqui a pouco, a partir das 14h, a Frei Caneca FM presta homenagem ao compositor pernambucano Bráulio de Castro, falecido ontem, no Recife. A celebração ao vasto legado musical deixado por Bráulio acontecerá no programa Salada Pop, que lembrará músicas assinadas pelo compositor, como Poço Verde, na interpretação de Maciel Melo; Eu sou Forró, na voz de Petrúcio Amorim; A Malandragem entrou em greve, cantada pelos Originais do Samba; e Pra Santiago, interpretada pelo Coral Cordas e Retalhos.

Imortal em sua obra, Bráulio de Castro foi um incansável defensor das tradições e da música de nossa gente. Natural de Bom Jardim, herdou do avô a paixão pelo frevo. Seu interesse por música nasceu junto com ele, mas só começou a virar profissão quando o compositor mudou-se para o Recife. Aos dezoito anos, Bráulio teve a sua primeira composição gravada. Não por acaso, um frevo. E não parou mais. Entre os grandes intérpretes de suas canções estão Claudionor Germano, Nando Cordel, Elza Soares, Luiz Gonzaga, Noite Ilustrada, entre muitos outros.

O compositor também colecionava participações e troféus em concursos de música, entre eles o Festival Nacional do Frevo, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Na edição de 2018 do concurso, Bráulio conquistou a primeira colocação na categoria Frevo Canção, com a composição Claudionor, o Menino do Frevo, cuja autoria dividiu com o parceiro João Araújo.

“Bráulio de Castro, talento e criatividade que deixam registros inesquecíveis na cultura recifense, fará uma falta imensa, ficando o alento proporcionado pela sua vasta obra, escrita para sempre nas vozes e nos corações da sua gente”, lamenta o secretário de cultura do Recife, Ricardo Mello.