NOTÍCIAS

Turismo | 21.07.16 - 15h57

Olha! Recife com tours gratuitos para sábado e domingo

Serão dois passeios de ônibus, um para o Jardim Botânico do Recife e outro para o Espaço Ciência. Quem curte andar de bike pode curtir o passeio guiado pelas praças do Centro. E a caminhada vai abordar ruas que dão nomes a personalidades históricas

 

O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer, está com passeios neste sábado (23) e domingo (24). O Olha! Recife leva os participantes para alguns dos principais atrativos recifenses, tudo de graça e com acompanhamento de guias de turismo. Serão dois passeios de ônibus, um pela manhã, com destino ao Jardim Botânico, e outro à tarde, rumo ao Espaço Ciência. No domingo, o passeio a pé vai relembrar algumas personalidades que deram nome a diversas ruas da cidade. E tour de bike será pelas praças do Centro da cidade.

Na manhã do sábado, o Olha! Recife de Ônibus levará os inscritos ao Jardim Botânico do Recife, considerado um dos cinco melhores do Brasil pelo Ministério do Meio Ambiente. Este importante equipamento de lazer da nossa cidade agrega lazer, ciência e educação, tudo numa área de 10,7 hectares. A visita será guiada e vai passar pelo orquidário, meliponário de abelhas nativas, jardim sensorial, jardim ecumênico e sementeiras de plantas medicinais. O passeio tem saída marcada para as 9h, da Praça do Arsenal.

À tarde será outra oportunidade para o passeio de ônibus. Os participantes vão sair da Praça do Arsenal, às 13h, e serão levados ao Espaço Ciência, este equipamento que tem 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda. Lá será possível observar experimentos interativos a céu aberto, conhecer o edifício da pirâmide com pavilhão de exposições, além de duas trilhas – a ecológica e a das descobertas, que engloba cinco áreas: água, movimento, percepção, terra e espaço. 

O passeio a pé, realizado domingo, passa por ruas e pontes da cidade que homenageiam personalidades da história, como Maurício de Nassau, que transformou os planos urbanísticos da cidade; Vigário Tenório, pároco e um dos mártires da Revolução de 1817. O roteiro vai passar pela Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Rio Branco, Ponte Buarque de Macedo, Avenida Dantas Barreto, Rua Siqueira Campos, Rua do Imperador Dom Pedro II, Rua Duque de Caxias, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Rua Mariz e Barros, Rua Vigário Tenório e Avenida Barbosa Lima. 

Já a pedalada, com saída da Praça do Arsenal às 9h, vai para explorar algumas das praças do centro da cidade. Repletas de histórias e obras de arte, essas praças são monumentos que passam despercebidos na correria do dia a dia. O roteiro segue pela Praça Barão de Rio Branco, mais conhecida como Praça do Marco Zero, onde está a Rosa dos Ventos de Cícero Dias, o monumento ao Barão do Rio Branco e o marco zero propriamente dito. Na Praça da República, que abriga não só um conjunto arquitetônico em seu entorno, mas também dezenas de esculturas de deusas greco-romanas. O passeio vai passar ainda pela Praça da Independência, Praça Joaquim Nabuco, Praça Sérgio Lorêto, Praça Maciel Pinheiro e Praça Adolfo Cirne.

Para participar dos passeios é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (22). É solicitado que os participantes levem um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

 

Programação

 

Olha! Recife de Ônibus (manhã)

Tema: Jardim Botânico do Recife

Quando: Sábado (23), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife de Ônibus (tarde)

Tema: Espaço Ciência

Quando: Sábado (23), às 13h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Praças do Centro

Quando: Domingo (24), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife a Pé

Tema: Ruas e Personalidades

Quando: Domingo (24), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas