NOTÍCIAS

Juventude | 21.08.15 - 09h52

3ª Conferência Municipal da Juventude chega ao fim no Recife

img_alt

Evento reuniu cerca de 300 participantes em dois dias de debate sobre os direitos previstos no Estatuto da Juventude. (Foto: Antônio Tenório/ PCR)

 

A 3ª Conferência Municipal da Juventude chegou ao fim nesta quinta-feira (20), com a plenária final e a eleição dos 30 delegados que vão representar o Recife na conferência estadual, entre 24 representantes da sociedade civil, cinco do governo e um do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude. Reunindo cerca de 300 participantes em dois dias de debate sobre os onze direitos previstos no Estatuto da Juventude, o evento foi realizado pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, no auditório Tabocas do Centro de Convenções.

Durante os dois dias de evento, os participantes debateram os direitos dos jovens e elegeram as dez propostas prioritárias para cada eixo temático. A 3ª Conferência Municipal da Juventude também teve como objetivo subsidiar a elaboração do plano municipal voltado para essa população. Direito à Diversidade e à Igualdade; Desporto e ao Lazer; Comunicação e à Liberdade de Expressão; Cultura; Território e à Mobilidade; Segurança Pública e ao Acesso à Justiça; Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Educação; Saúde; Sustentabilidade e ao Meio Ambiente são os onze previstos no Estatuto da Juventude, sancionado em agosto de 2013.

Para um dos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, Joselito Costa, a 3ª Conferência Municipal da Juventude foi uma oportunidade para refletir sobre os avanços e desafios relacionados às políticas públicas voltadas para o público jovem. "Foi um momento para discutir temas relevantes e reconhecer a juventude como um sujeito transformador da sociedade", disse.