NOTÍCIAS

Saúde | 21.08.15 - 15h38

​II Semana de Saúde do Homem vai ao Complexo Prisional do Curado

A partir da próxima terça-feira (25), até a quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde do Recife vai promover a I Jornada de Ações de Saúde do Homem do Complexo Prisional do Curado, no Presídio Frei Damião. Os reeducandos vão receber serviços de saúde variados durante os três dias. A ação fará parte da II Semana de Saúde do Homem do Recife, que vai acontecer da segunda (24), até a sexta-feira (28), levando temas de interesse do público masculino para toda a cidade.

O objetivo das visitas aos reeducandos é realizar diversas atividades de saúde voltadas para os homens. Entre os serviços ofertados no presídio, encontram-se ações educativas sobre tuberculose e hanseníase, vacinação, avaliação e encaminhamentos de pessoas com deficiência, rodas de conversas, orientações de saúde bucal, palestras sobre hipertenção, diabetes, dengue, filariose e leptospirose, atividades com o tema de doenças sexualmente transmissíveis e testes rápidos de HIV e sífilis, palestras sobre direitos sexuais e reprodutivos, além de uma roda de conversa para discutir a saúde da população LGBT.

Na programação da II Semana de Saúde do Homem, encontra-se, ainda, o Seminário Paternidade e Cuidado nos Serviços de Saúde, que acontece a partir das 8h30 desta segunda-feira (24), no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), na UFPE.

O coordenador da Política Municipal de Saúde do Homem, Helton Bruno, destaca que o Recife vem desenvolvendo ações de atenção básica em saúde nas unidades prisionais. “As ações contribuem de forma efetiva para a melhoria da assistência à população carcerária, com foco na assistência e o cuidado, de forma humanizada do atendimento, contribuindo para a redução e controle dos agravos”, diz o coordenador.