NOTÍCIAS

Educação | 21.08.15 - 12h57

Prefeitura do Recife inicia novo ciclo de formações do PNAIC

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa estabelece metas de alfabetização para o ensino fundamental

 

A Secretaria de Educação do Recife inicia, neste sábado (22), o novo ciclo de formações para os professores que atuam no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento acontece na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, das 8h às 12h, devendo reunir cerca de 1.000 profissionais de ensino da rede municipal. O PNAIC é um programa federal que estabelece como meta alfabetizar todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental.

A novidade do Pacto para este ano é que o foco - antes voltado para Português e Matemática - será ampliado para outras disciplinas, como Ciências e História. Na programação, estão previstas palestras das professoras Magna Silva e Eliana Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da gerente-geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Renata Jatobá, além da socialização de experiências relevantes.   

De acordo com Renata Jatobá, o PNAIC contribui para a construção completa do ciclo de alfabetização por tratar dos direitos de aprendizagem para cada ano. "Essa perspectiva está diretamente  relacionada com a nossa política de ensino, que elege a alfabetização como prioridade. Desenvolvemos ações como a efetivação de uma Divisão de Alfabetização e Letramento que elabora ações para garantir a alfabetização na idade certa", explica a gerente-geral. 

PROLER - Renata Jatobá destaca também a consolidação do Programa de Letramento do Recife (Proler), que trabalha em consonância com as ações do PNAIC, com foco na formação dos professores da Educação Infantil. O objetivo do programa é garantir a alfabetização do estudante até o 1º ano - dois anos a menos que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC). "O Proler proporciona reflexões sobre a rotina do trabalho de leitura, além do acompanhamento do ciclo de alfabetização. Dessa maneira, vamos garantir o início do letramento já na educação infantil", complementa.