NOTÍCIAS

Administração | 21.08.15 - 15h09

Procon Recife orienta usuários sobre decisão da ANS que suspende vendas de planos de saúde

Ao todo 73 planos de saúde de 15 operadoras tiveram sua comercialização suspensa

O Procon Recife divulgou algumas orientações de como proceder nestes casos aos usuários de planos de saúde. Segundo o secretário Executivo de Defesa do Consumidor, José Neves, a decisão impede a comercialização, contudo, os planos de saúde anteriormente contratados dentro do período de vigência, devem atender devidamente aos consumidores e cumprir todas as disposições em contrato.

Desde a última quinta-feira (20) , a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS determinou a suspensão da comercialização de 73 planos de saúde de 15 operadoras. A medida é resultado do 14º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia as reclamações de consumidores relativas ao não cumprimento dos prazos máximos de atendimento e demais queixas de natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura.

Com a determinação, os mais de três milhões de beneficiários dos planos afetados serão diretamente protegidos. As operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos consumidores.

O secretário orienta ainda que, “caso os consumidores antigos, com plano anteriormente adquirido tenha algum atendimento negado, denunciem o fato junto ao Procon Recife e a ANS". A decisão da agência visa garantir a melhoria na qualidade do serviço prestado pelas operadoras e, em caso de não cumprimento, deve ser denunciado.

"Os consumidores também devem ficar atentos aos planos de saúde suspensos, pois no caso de ser identificada alguma comercialização, a denúncia também deve ser efetuada", salienta José Neves. A lista completa dos planos de saúde suspensos pode ser obtida através do site da ANS: www.ans.gov.br. O telefone da ANS é 0800 7019656.

O endereço do Procon Recife para recebimento de reclamações é Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby , CEP: 50070-090. O atendimento ao público é de segunda à sexta, das 08h às 13h. Fone 0800 281 1311.

ASSUNTOS: