Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 21.08.17 - 15h07

Escola Antônio de Brito Alves recebe selo de escola associada da Unesco

img_alt

Rede municipal do Recife é a que possui maior número de Escolas Parceiras da entidade internacional no estado (Foto: Inado Lins/PCR)

 

Os estudantes, professores e gestoras da Escola Municipal Antônio de Brito Alves, na Mustardinha, comemoraram, na tarde da última sexta-feira (18), a aposição da placa de Escola Associada da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O selo, que também foi concedido a outras cinco unidades da rede municipal do Recife, é uma distinção às escolas e creches em todo mundo que se destacam na adoção de projetos voltados para inclusão social, defesa ambiental e cultura da paz. A solenidade de inauguração da placa foi antecedida por apresentações culturais que também marcaram a culminância da Feira de Conhecimento da escola.

De acordo com a coordenadora Regional da Unesco, Giovanna de Melo, a Antônio de Brito é a primeira unidade de ensino da Região Metropolitana do Recife a ter a placa inaugurada. “Essa unidade recebeu o selo por ter desenvolvido projetos e ações em consonância com as diretrizes do programa”, frisou. Ela também elogiou o intercâmbio com a comunidade local, lembrando que isso é muito importante para manutenção de uma cultura da paz. Em Pernambuco, há um total de 25 escolas parceiras e o Recife lidera o número de associadas entre as redes municipais de ensino, com seis unidades.

Também presente à solenidade devido aos projetos de saneamento e educação ambiental que realiza na Mustardinha, o secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, parabenizou toda a comunidade escolar. “Estou feliz em estar aqui, pois nesse bairro realizamos um projeto bem sucedido de saneamento e coleta de resíduos sólidos com a participação de mais de mil moradores, incluindo muitas pessoas da comunidade escolar”, ressaltou, aproveitando para elogiar ainda a organização da escola.

Maria Teresa Vasconcelos, gestora da escola, lembra que o selo é um reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos, sempre com o engajamento direto de alunos, professores e comunidade. “Esse selo só vem colaborar, pois aumenta a autoestima entre os alunos e provoca um engajamento cada vez maior de todos”, refletiu.

Já a vice-gestora, Valéria da Fonseca, fez um breve resumo das ações que levaram a Antônio de Brito Alves a receber o selo de associada da Unesco. “São vários projetos importantes, como o Mais Idoso, o Socioambiental, o de Prédio Sustentável (aproveitamento de água da chuva e valorização do verde), a valorização da nossa cultura e o Gentileza gera Gentileza, que vem combatendo com eficácia a prática do bullying”, argumentou.

Representando a secretaria de Educação do Recife, a gerente geral de Projetos Pedagógicos, Liliane Gonçalves lembra que além da Antônio de Brito, tornaram-se associadas da Unesco as escolas Arraial Novo De Bom Jesus, Octávio De Meira Lins, Professor Florestan Fernandes e as creches-escolas Oito de Março e Nosso Senhor Jesus Do Bonfim. Todas receberão oficialmente o selo durante o Congresso Nacional da Unesco, entre os dias 26 e 28 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). “É uma conquista muito importante para nossa rede municipal. Espero que sirva de exemplo para que outras unidades de ensino sigam o mesmo caminho”, ressaltou.