Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 21.08.18 - 19h01

Boulevard da Rio Branco ganha mudas de árvores com quatro metros de altura

img_alt

Ação realizada pela Prefeitura do Recife também beneficiará a Avenida Cais do Apolo com corredor de 36 árvores de Pau-Ferro (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Mudas de árvores com cerca quatro metros de altura começaram a ser plantadas, nesta terça-feira (21), nos passeios do boulevard da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. A ação é realizada pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Celpe, e também vai beneficiar os canteiros centrais da Avenida Cais do Apolo, na área central da cidade. Ao todo, 40 exemplares de espécies nativas da região Nordeste – todas de grande porte - vão levar mais beleza e sombra para os logradouros da área.

As novas plantas possuem cerca de dois metros de altura a mais do que as tradicionalmente usadas na arborização da cidade. A medida visa garantir que as plantas resistam a força dos ventos. “A prefeitura fez um projeto de pedestrianização na Avenida Rio Branco e agora estamos consolidando a parte de arborização, com mudas especiais que têm quatro metros de altura. Essa é uma área com uma ventilação muito forte, por ser próxima ao mar, e nós queríamos que as mudas fossem bem robusta para poder suportar algum eventual dano causada pelos ventos”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach.

No boulevard, os passeios recebem dez mudas de Massaranduba e Ipês, que terão a missão de - em alguns anos - proporcionar um melhor sombreamento do local. “Estamos realizando um plantio com mudas especiais para permitir um sombreamento melhor da avenida e que haja uma permanência maior das pessoas na Avenida Rio Branco que ficou tão bonita e é uma via tão importante para cidade”, acrescentou Shwambach. Já nos canteiros centrais da Avenida Cais do Apolo, será implantado um corredor verde com 36 mudas de Pau-Ferro.

O plantio, que segue nos próximos cinco dias, prevê ampliar a arborização do bairro e reduzir as ilhas de calor. Ao todo, uma área de aproximadamente 1.280 metros lineares será beneficiada com o acréscimo de vegetação. Esta iniciativa está inserida no Projeto de Revitalização/Implantação de Áreas Verdes (PRAV), sendo uma compensação estabelecida pelo município para a Celpe por ter realizado obras em setores de sustentabilidade ambiental ou em quadras limítrofes ao Parque dos Manguezais e dos cais da cidade.