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Educação | 21.08.18 - 16h15

Prefeitura do Recife amplia parques infantis do Programa Brinqueducar

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O Brinqueducar é composto por playground, brinquedos, jogos educativos e livros de literatura e visa estimular a aprendizagem de forma lúdica (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Amanhã (22), às 8h, a Prefeitura da Cidade do Recife promove a entrega simbólica de 960 brinquedos para as áreas de lazer das 235 unidades da rede de ensino com Educação Infantil. A medida faz parte do Programa Brinqueducar, implantado em 2017 e que beneficia 17 mil crianças de 0 a 5 anos matriculadas na rede. O evento acontecerá na Creche-Escola Ana Rosa Falcão, que fica situada à Rua João Lira, s/nº Santo Amaro (de frente para o Parque 13 de Maio).

Serão entregues brinquedos como escorregador com balanço, escorregador, túnel e gangorra, nos quais foram investidos R$ 882.326,40. Os itens irão complementar os parques lúdicos das unidades de ensino, que são considerados essenciais na qualidade do desenvolvimento infantil e que ganharam, em 2017, Casinhas e Gira-giras.

O Brinqueducar é composto por playground, brinquedos, jogos educativos e livros de literatura e visa estimular a aprendizagem de forma lúdica, pois a etapa da Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento das crianças e impacta diretamente nos anos seguintes da escolaridade delas. Em 2018, a Prefeitura do Recife já havia investido R$ 2 Milhões no Programa para a aquisição de 191 mil livros para os estudantes beneficiados pelo Brinqueducar e que foram distribuídos em formato de kits literários com 11 itens cada.

Qualidade do Brincar - As brincadeiras fazem parte da prática pedagógica, e a interação das crianças com os recursos pedagógicos do Programa é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, pois estimula, entre outros aspectos, o desenvolvimento da psicomotricidade das crianças, além de estimular a socialização e a criatividade. Em relação ao acervo literário das crianças, o desenvolvimento de hábitos de leitura contribui para o processo de formação dos pequenos leitores, favorecendo a imaginação, interpretação de imagens e o desenvolvimento da oralidade.