Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 21.08.21 - 19h23

Mutirão marca chegada do Mais Vida nos Morros ao bairro da Iputinga

img_alt

Nos próximos dois meses, programa realizará ações como arte urbana, serviços de infraestrutura, urbanismo tático, intervenções lúdicas, oficinas de práticas sustentáveis e pintura de aproximadamente 100 casas. (Foto: Daniel Tavares/PCR)


Reinventar a cidade a partir do protagonismo do cidadão sempre foi uma premissa do Mais Vida nos Morros, que chegou ao bairro da Iputinga, a 56comunidade atendida pelo programa. Para dar o pontapé inicial a uma série de intervenções urbanas que serão realizadas ao longo dos próximos dois meses pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, foi realizado, neste sábado (21), o primeiro mutirão no local, onde os moradores arregaçaram as mangas e colocaram a mão na massa para colorir as casas.

“O mutirão de pintura é uma das etapas mais importantes na fase de engajamento comunitário, previsto na metodologia do Mais Vida nos Morros, pois assegura a conexão entre os moradores, o senso de orgulho e pertencimento pelo lugar em que se mora. É uma forma de dizer que chegamos na comunidade”, afirma a secretária executiva interina de Inovação Urbana, Flaviana Gomes. O morador Bruno Barbosa vê a ação de forma positiva. “É uma iniciativa muito boa de trazer os moradores para junto, para o diálogo, e até juntar as pessoas que muitas vezes, por conta da correria, não convivem muito”.

Na ocasião, houve a ação do Colorindo o Recife, programa também realizado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, dando início às intervenções de arte urbana, onde o artista Eter Graffiti, a partir de conversas com os moradores, retratou elementos da natureza em um mural de aproximadamente 155 metros, situado em uma praça que ainda será batizada pela comunidade. A ação é realizada em parceria com a Akzo Nobel, através da empresa Tintas Coral.

Quem também marcou presença foram as artistas urbanas Jouse Barata e Najdaty Andrade, que não resistiram e coloriram juntas a estrutura de um balanço. “Hoje eu recebi um convite para conhecer essa comunidade. Como eu já faço trabalho comunitário com o Cores do Amanhã e o Cores Femininas, eu acredito muito nessa ideia. Colorir a cidade, colorir as comunidades é uma forma de transformar e trazer esperança para as pessoas. A partir do momento em que você traz cores para uma pracinha, você está trazendo alegria para as crianças e para as famílias”, conta Jouse. Para que as famílias pudessem colocar a mão na massa com tranquilidade, foram realizadas atividades de recreação para as crianças com oficinas de pintura, alongamento e resgate a brincadeiras de rua, seguindo os protocolos de segurança e prevenção à COVID-19.

No final de julho, foi realizada a primeira reunião na Rua David Nasser, que recentemente recebeu uma obra de pavimentação realizada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), para apresentação das etapas do programa e escuta dos moradores. Já em agosto, duas oficinas de co-criação como o Mapeamento Afetivo e Varal dos Sonhos foram iniciadas com o objetivo de criar um planejamento para as intervenções que serão realizadas através de metodologias colaborativas onde o cidadão participa de todo o processo, da tomada de decisão sobre as intervenções urbanas na sua comunidade até a transformação final e o cuidado posterior.

 

MAIS VIDA NOS MORROS - Criado em 2016, o programa Mais Vida nos Morros é uma política pública de inovação e resiliência urbana que reinventa a cidade e combate à desigualdade socioespacial a partir da promoção do desenvolvimento sustentável, do protagonismo comunitário e da promoção de um espaço urbano melhor para todos, principalmente para as crianças. Um dos principais objetivos do programa é transformar os espaços urbanos e as pessoas aumentando o sentimento de pertencimento e o engajamento das comunidades. Até dezembro de 2020, o programa já havia atendido 53 comunidades de interesse social do Recife, beneficiando diretamente mais de 54 mil habitantes.

O Mais Vida nos Morros que conta com a parceria da Akzo Nobel, através das Tintas Coral, vem se destacando tanto nacionalmente como internacionalmente por repensar o espaço público sob a perspectiva das crianças, tendo como norte os conceitos do URBAN 95 através de uma cooperação técnica com a Bernard Van Leer Foundation. O Mais Vida nos Morros participou em 2020, de um laboratório internacional coordenado pelo Instituto dinamarquês Gehl People que aconteceu simultaneamente em Tel Aviv, em Israel; Tirana, na Albânia e Lima, no Peru e na capital pernambucana, hoje referência mundial em urbanismo social. O programa também conta com o apoio institucional da ONU-Habitat, foi premiado pelo Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI) e foi case em um dos principais eventos do mundo sobre criança e cidade, Child in The City, que ocorreu na Bélgica.