NOTÍCIAS

Mulher | 21.09.15 - 17h19

Diversas artesãs expõem seus produtos de materiais recicláveis do Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago

O evento aconteceu nos arredores do Centro e foi voltado para a comunidade de Brasília Teimosa

A dona de casa Afra Maria de Lopes era artesã há algum tempo, mas só começou a se profissionalizar após os cursos de artesanato com foco em empreendedorismo que acontecem periodicamente, promovido pelas secretarias da Mulher do Recife e de Pernambuco, no Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago,no bairro de Brasília Teimosa. Nesta segunda-feira (21), das 8h às 17h, ela e mais doze artesãs expuseram suas peças de fuxicos, flores artesanais, bandejas, todas feitas de material reciclável, nos arredores do Centro.

"O Júlia foi uma benção. Aqui, eu aprendo coisas que eu nem sabia que eu tinha direito. Estou melhorando, me lapidando e levando os meus direitos para a minha casa. Conheci novas pessoas, fiz novas amizades. Eu achava que não era capaz de fazer essas coisas, que alguém ia achar bonito alguma coisa que eu fizesse. Eu me sinto bem hoje e ainda vou ter o meu próprio dinheiro", comentou Afra.

O evento também contou, pela manhã, com a palestra sobre o dia da pessoa com deficiência, comemorado nesta segunda (21), com a representante da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Diana Ramos. À tarde, as educadoras da ação Maria da Penha vai à Escola estiveram no local para realizar oficinas lúdico-educativas com os filhos e filhas das artesãs e com os estudantes das escolas municipais locais. A equipe da secretaria municipal da Mulher também distribuiu material educativo do Centro de Referência Clarice Lispector.

A feira de artesanato contou ainda com a participação do projeto Chapéu de Palha e da Associação das Mães, Pais, Adolescentes e Crianças do Coque (Ampac).