NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 21.09.15 - 17h20

Justiça Restaurativa é tema de curso realizado pela Prefeitura do Recife

A formação ministrada pela psicóloga e especialista na área, Mônica Mumme, tem início nesta terça-feira (22) e segue até o dia 25 de setembro, com o objetivo de capacitar gestores e demais profissionais para novas formas de resolução de conflitos e violência, a partir das práticas restaurativas norteadas pela cultura de paz


De 22 a 25 de setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife (SDSDH), promove o “Curso Introdutório de Justiça Restaurativa”, no Auditório da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/CICA), das 8h às 18h. A ocasião está inserida no Plano de Capacitação Integrado de Educação Permanente da SDSDH.

Quem ministra a palestra é a psicóloga, consultora e capacitadora em Justiça Restaurativa e outros procedimentos restaurativos, Mônica Mumme. Ela tem sido responsável pela multiplicação da metodologia em diversos municípios do estado de São Paulo, sendo uma das referências no assunto no país.

O momento é reservado aos gestores e profissionais que atuam na esfera pública municipal na perspectiva da cultura e educação de paz e do diálogo, em detrimento de práticas punitivas na resolução de conflitos.

Além da SDSDH, as vagas estão destinadas a gestores de outras secretarias, tais como: Segurança Urbana; Educação; Saúde; Mulher; Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e Planejamento e Gestão. Os parceiros das Varas da Infância e Juventude e Tribunal de Justiça de Pernambuco também têm a participação garantida na iniciativa.

Em momento anterior ao curso, a prática da metodologia da Justiça Restaurativa foi iniciada numa formação continuada com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através de disciplinas ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos.

Um grupo de trabalho composto pela Divisão de Criança e Adolescente, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e a Divisão dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), da Secretaria Executiva de Assistência Social, ambas da PCR, vem participando dessa formação continuada no âmbito da Justiça Juvenil, envolvendo adolescentes a quem se atribui a prática de ato infracional, em processos de conhecimento distribuídos junto às 3ª e 4ª Vara da Infância e Juventude.

Segundo Eduardo Paysan, à frente da Divisão da Criança e Adolescente da PCR, a participação do órgão no curso sobre Justiça Restaurativa é estratégica, haja vista o grande potencial de transformação da realidade e de efetividade que essa prática vem alcançando nos municípios onde foram implementadas.

“Diante dos desafios atuais enfrentados praticamente por todas as cidades brasileiras, onde a violência vem se enraizando no tecido social, é importante cada gestor compreender essa teoria e sua metodologia, a fim de que se efetivem as ações nos territórios, através dos equipamentos públicos e serviços a serem ofertados à população”, pontuou.


Serviço

Curso Introdutório de Justiça Restaurativa
Plano de Capacitação Integrado de Educação Permanente para trabalhadores da SDSDH
Data: 22 a 25 de setembro de 2015
Local: Auditório da Coordenadoria da Infância e Juventude - CIJ/CICA
Horário: 08h às 18h