Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 21.09.18 - 16h47

PCR oferece programação por toda a cidade para o Dia Mundial sem Carro

img_alt

Neste sábado (22), a Prefeitura do Recife realiza uma série de atividades para promover a consciência sobre o uso excessivo do carro. (Foto: Cortesia)

 

Quem estiver no Recife no próximo sábado poderá vivenciar a cidade de forma consciente e sem poluição. No Dia Mundial Sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro, não vai faltar programação para recifenses e visitantes que estiverem na Capital Pernambucana. Vai ter roteiro especial no Olha! Recife, programação para toda a família no Parque Santos Dumont, ação educativa com esquetes teatrais no Parque da Jaqueira, instalação de unidades de aluguel de bicicletas para crianças e muito mais.

O projeto de sensibilização turística da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, chega nesta semana a uma edição especial para estimular o uso da bicicleta. O Olha! Recife Pedalando vai sair do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Ambiental, que fica no Segundo Jardim de Boa Viagem, às 14h30. Serão oferecidas 10 bicicletas para os participantes inscritos, mas aqueles que já tiverem as suas magrelas também podem acompanhar o grupo, que terá um guia de turismo durante todo o percurso. O tour finaliza no Parque Santos Dumont, que estará recebendo um evento cultural para toda a família. As inscrições para garantir a sua bike no passeio acontecem nesta sexta-feira (21), pelo site www.olharecife.com.br.

No Parque Santos Dumont, que agora é um dos principais espaços públicos da Zona Sul do Recife, estará acontecendo o Recife Mais Lazer. A programação é gratuita e acontece das 14h às 19h. Será ofertado um circuito para educação no trânsito de forma criativa e interativa direcionada às crianças. Os pequenos poderão entender os sinais de trânsito e também o respeito aos pedestres, ciclistas e outros modais que compartilham as vias.

Além disso, no Polo Cultural montado no parque vai ter a apresentação do Maracatu Porto Rico, das 14h às 15h; Patusco, das 15h às 16h; apresentação do grupo Nativos da Dança da Ilha de Deus, das 16h às 17; e uma orquestra, das 18h às 19h. O evento vai contar ainda com polo esportivo com atividades inclusivas, das 14h às 19h. Vai ter handebol, vôlei, minifutebol, badminton, tênis, futevôlei, fute-tênis, skate e slackline.

Novidade interessante para as crianças que gostam de pedalar é o início da instalação de duas novas estações do Bike PE. Os espaços vão ofertar aluguel de bicicletas próprias para o público infantil. As unidades estarão distribuídas entre o Segundo Jardim de Boa Viagem e Parque Santana. Serão 20 bicicletas no total, dez em cada espaço.

Para quem curte a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que acontece nos domingos e feriados, será distribuído um novo material informativo com o mapa das três rotas, que somam 36,5 km de percurso exclusivo. Os folders serão distribuídos, no sábado, nos espaços públicos da cidade. Quem for participar da Corrida Eu Amo Recife e for de bicicleta para o evento, que acontece no Recife Antigo, vai contar com estacionamento específico. Os interessados só vão precisar apresentar o número de inscrição.

Ainda no sábado (22), a partir das 9h, a Autarquia de Transito e Transporte Urbano (CTTU), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, promove uma ação educativa no Parque da Jaqueira. No Econúleo, a Trupe da CTTU apresenta esquetes teatrais sobre trânsito seguro para os frequentadores do Parque, 11h. Já nas vias do entorno, a equipe irá interagir com condutores e pedestres e distribuir  material educativo voltado à sensibilização sobre o uso consciente dos veículos com o intuito de combater a poluição. A CTTU também realizará ação educativa na localidade de Setúbal, onde haverá mudança de circulação, entre as ruas Baltazar Passos e João Cardoso Aires, e a implantação da Ciclofaixa Setúbal.

 

CICLOFAIXA SETÚBAL - A implantação da Ciclofaixa Setúbal se dará em duas etapas. Até o próximo sábado (22), estará concluído o trecho existente na Rua João Cardoso Aires. Já as demais vias terão os serviços de sinalização concluídos até o final do mês de outubro. A nova rota terá 5,5 km de extensão, será bidirecional e seu percurso terá início na Rua Dez de Julho, seguirá pela Rua Copacabana, Av. Mal. Juarez Távora, Rua João Cardoso Aires, Rua Cosmorama e Av. Armindo Moura até chegar na Av. Boa Viagem.

Na Rua Dez de Julho, haverá um trecho de ciclorrota, que conectará o equipamento à Estação do metrô Aeroporto. Outro trecho de ciclorrota será implantado na Rua Setúbal, onde fará conexão com o Parque Dona Lindu. A Ciclofaixa Setúbal atenderá os bairros do Pina, Boa Viagem, Imbiribeira e Piedade e promoverá uma ligação estratégica com o município de Jaboatão dos Guararapes. O novo equipamento compõe a Rede Cicloviária Complementar, implantada pela Prefeitura do Recife em consonância com o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR), que possui cerca de 58 km de rotas existentes, sendo cerca de 34 km implantados desde 2013.