NOTÍCIAS

Saúde | 21.10.15 - 17h05

Outubro Rosa: Casa de Apoio ao Idoso Vovó Bibia recebeu ação de saúde

img_alt

Idosas fizeram mamografia e receberam outros serviços de saúde. (Foto: Cortesia)

 

Cinquenta idosas da Casa de Apoio ao Idoso Vovó Bibia, localizada no bairro do Cordeiro, receberam profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, nesta manhã de quarta-feira (21), dentro da Programação do Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura do Recife. Profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde Unidades que atendem as comunidades do BErardo e  Sítio do Zumbi falaram sobre a prevenção do câncer de mama e como o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura da doença.  

O caminhão do mamógrafo móvel estará no local durante todo o dia. Um total de 80 fichas foram distribuídas as idosas que foram ao evento, além das que ficam na Casa de Apoio - 40 para o turno da manhã e 40 para o turno da tarde.Na ação, também foram ofertados serviços de aferição da pressão arterial, testes rápidos de HIV, vacinação, além da distribuição de kit’s de saúde bucal.  

A dona de casa Júlia Almeida de 62 anos, frequenta a casa de apoio há quatro anos e falou que adorou participar da ação de saúde. “Acho muito importante o cuidado com nosso corpo, ainda mais quando se fala de câncer de mama, faço mamografia todos os anos e hoje não podia perder a oportunidade", disse.  

A coordenadora da Saúde da mulher do Recife, Ana Karla Mattos, conversou com as idosas sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “É um momento muito importante para elas, porque estamos falando da saúde integral da mulher, não só do Outubro Rosa, É possível evitar sim, muitas doenças, com a prevenção e aqui além de informação elas têm a oportunidade de checar como está a saúde", destacou Ana Karla.