NOTÍCIAS

Cultura | 21.11.12 - 11h53

Bolsa Escola Municipal leva beneficiários às duas últimas atividades culturais do ano

Eles conhecerão a Oficina de Francisco Brennand e o Instituto Ricardo Brennand, ambos localizados na Várzea

Por Fábio Callado

O Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), oferece aos seus beneficiários as duas últimas atividades culturais deste ano. Eles irão fazer uma visita ao Instituto Ricardo Brennand e à Oficina Brennand, ambos localizados no bairro da Várzea. Os dois passeios terão início a partir das 14h.

Nesta quarta (21), os beneficiários da Escola Municipal Professor Nilo Pereira, de Casa Amarela, irão conhecer a Oficina Brennand. Criada em 1971 pelo artista plástico Francisco Brennand, o ateliê constitui-se num conjunto arquitetônico monumental, cercado por parte da Mata Atlântica e pelas águas do Rio Capibaribe.

Já nesta quinta (22), o Instituto Ricardo Brennand irá receber a visita de beneficiários da Escola Municipal Santa Cecília, de Campo Grande. No Instituto, os beneficiários poderão visitar o Castelo de São João, com um acervo de mais de cinco mil peças e a pinacoteca, com mais de quatro mil quadros. Entre eles, 15 obras do pintor holandês Franz Post.

O Bolsa Escola não é apenas um programa de transferência de renda, mas também de inclusão social, por isso, o PBEM realiza durante todo ano, uma série de atividades socioculturais para os seus beneficiários. Nelas, as mães, pais ou responsáveis legais pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife se apropriam do direito que têm à cultura e ao lazer em espaços culturais públicos e privados da cidade.