NOTÍCIAS

Cultura | 21.11.14 - 17h23

Coral da Escola Pedro Augusto se apresenta no Shopping Tacaruna

O grupo de cerca de 20 alunos cantou junto com a orquestra do Núcleo de Atividades Culturais da Secretaria de Educação, dentro da programação de cantatas natalinas. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

O coral da Escola Municipal Pedro Augusto, localizada na Boa Vista, se apresentou na Praça de eventos do Shopping Tacaruna, nessa quinta-feira (20), como parte da programação de cantatas natalinas. A apresentação foi a primeira do grupo, que começou a ensaiar há pouco mais de um mês, com o apoio do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria de Educação do Recife. Os cerca de 20 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental cantaram diversas músicas natalinas junto com a orquestra formada por nove estagiários do NAC, que são alunos de cursos de música. Os estudantes também declamaram poemas e leram mensagens natalinas.

Aluno do 6º ano, Alex Azevedo, 11 anos, contou que muitos colegas estavam nervosos por estrearem num local movimentado como o shopping. "Muita gente tem vergonha, mas na hora da apresentação todo mundo canta. Ensaiamos duas vezes por semana e estamos adorando ter aulas de música. Pretendo continuar no coral no próximo ano".

O desempenho do grupo agradou muitos visitantes e vendedores do shopping, que deram uma pausa nas compras e no trabalho para assistir à apresentação, que também chamou a atenção do maestro Jorge Alberto Castro, coordenador das cantatas natalinas de vários shoppings do Grande Recife. "As cantatas são realizadas há mais de dez anos. É um projeto muito bem aceito. Percebemos que o público gosta muito, pois sempre lota. Gostei muito do coral da Escola Pedro Augusto e acabei de convidar o grupo para se apresentar em outros shoppings até o natal", contou o maestro, que tem mais de 35 anos de carreira. Segundo ele, o período de cantatas natalinas do Tacaruna começou no dia 8 deste mês e segue até o dia 12 de dezembro. Os corais da programação são oriundos de colégios, igrejas católicas e evangélicas, centros espíritas e instituições sociais.

O maestro regente do coral da Escola Pedro Augusto é Tiago Herculano da Silva, que tem 25 anos, estuda música há três anos e está há seis meses estagiando no NAC. "É a primeira vez que estou regendo um coral. Minha experiência era só como instrumentista, mas estou gostando muito de fazer a regência; é uma experiência muito boa", afirmou o aluno do Centro de Criatividade Musical e do Centro de Educação Musical de Olinda (Cemo).

Apesar de formado há pouco tempo, o coral da Escola Pedro Augusto está com a agenda cheia em dezembro. Os alunos se apresentarão no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire no dia 4, no hall da Prefeitura do Recife no dia 16, na Escola Municipal de Artes João Pernambuco no dia 18 e na própria escola em que estudam no dia 19.

O maestro Marcos Galdino, coordenador do NAC, pretende convidar estudantes de outras escolas municipais a fazerem parte deste coral, para que o grupo represente a Secretaria de Educação do Recife nas apresentações. "Uma das funções do núcleo é incentivar a formação de grupos musicais. Estamos dando oportunidade aos nossos alunos de participarem de corais. Acreditamos que é uma experiência muito boa e prazerosa pra eles", avaliou.

Outra unidade de ensino do Recife que vai participar do período de cantatas natalinas é a Escola Municipal Casa dos Ferroviários, localizada em Coqueiral (Água Fria). Os 31 estudantes do coral Nossa Senhora da Rosa Mística cantar]ap no próximo dia 29, no Shopping Guararapes, e também no dia 3 de dezembro, no Tacaruna.

BANDAS - A Banda Maurício de Nassau, da Escola Municipal Antônio Farias Filho, localizada em San Martin, ficou em terceiro lugar geral no Concurso Aberto de Bandas da Paraíba, realizado no último domingo (16). A baliza ainda ficou na primeira colocação da categoria, enquanto o corpo coreográfico ficou em segundo lugar. No início do mês, a Banda Maurício de Nassau ficou em 2º lugar na categoria Banda Marcial Master no 2º Concurso de Bandas e Fanfarras de Igarassu (Cobranfig). De acordo com o NAC, as escolas da PCR têm oito bandas e fanfarras.