NOTÍCIAS

Cultura | 21.11.14 - 18h47

Ibura é o primeiro bairro a receber a Feira de Direitos Humanos

As atividades são pautadas na promoção da cidadania e dos direitos humanos. (Foto: Ivanildo Francisco/ PCR)

O Ibura foi o primeiro bairro do Recife a receber a II Jornada de Direitos Humanos, nesta sexta-feira (21), promovida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A feira aconteceu na Escola Municipal Simões Barbosa, onde moradores da área tiveram à disposição diversos serviços, entre os quais, orientações sobre auto-exame de mama, câncer de próstata, aferição de pressão arterial, saúde bucal, e ainda, emissão de documentos e orientação jurídica.

As atividades são pautadas na promoção da cidadania e dos direitos humanos, o que inclui o acesso ao lazer com mostra de cinema, palestras, cursos, oficinas, atividades esportivas e sensibilização na área ambiental.

Para a dona de casa Maria Lúcia do Nascimento, 31 anos, a iniciativa proporcionou o fácil acesso aos cuidados com a saúde, além de outros serviços. Ela levou sua filha, Maria Eduarda, de 9 anos, que aprendeu sobre escovação dos dentes e recebeu aplicação de flúor contra cárie. "Estou aproveitando para tirar documentos e cuidar melhor dos dentes da minha filha. Se eu fosse fazer essas coisas por conta própria ia continuar adiando porque é distante e aqui não, é do lado da minha casa, facilita nossas vidas", elogiou.

De acordo com o gerente geral da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Alexandre Nápoles, uma das mais importantes funções da feira é realmente facilitar o acesso da população aos serviços públicos. "Além dos moradores da área se beneficiarem com essa ação, eles podem trazer as demandas mais urgentes ou queixas do dia-a-dia, para que os serviços melhorem. O importante é que estamos encurtando a distância entre o cidadão e o serviço público. A ideia é construir uma cultura de paz, uma ponte para construir o respeito pelo próximo", explicou.

A jornada vai até o dia 10 de dezembro com ações nas seis RPA's. A próxima Feira de Direitos Humanos acontecerá no próximo dia 25, na Escola Municipal Governador Miguel Arraes, no bairro de Areias.

Confira a programação completa.