Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.11.16 - 11h39

Trajetória do Mamulengo Só-riso em mostra no Centro Apolo-Hermilo

Exposição integra a programação do Festival Recife do Teatro Nacional

 

Até o domingo, 27 de novembro, o público poderá conhecer a história de um dos grupos mais tradicionais de Pernambuco: O Mamulengo Só-riso. No Teatro Hermilo Borba Filho, no bairro do Recife, a exposição “Mamulengo Só-riso – uma trajetória” apresenta os 41 anos de atividades do grupo, que é o homenageado do 18º Festival Recife do Teatro Nacional. Realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. A mostra foi aberta nesse domingo (20) e contou com a presença do fundador do Só-riso, Fernando Augusto, bem como, do presidente da Funarte, Humberto Braga.

No local, 50 bonecos, vídeos, fotografias e cartazes remontam a história do Mamulengo Só-riso. O público poderá conhecer através das fotos, componentes que ajudaram a fazer do Só-riso um dos trabalhos mais marcantes da arte pernambucana, com o seu inesquecível Professor Tiridá. Os bonecos representam todos os espetáculos já montados pelo grupo ao longo de sua existência, bem como, a diversidade artística das expressões culturais de Pernambuco, presente em festas tradicionais como o Carnaval, São João, o Ciclo Natalino, bumba meu boi, caboclinho e pastoris.

História - Fundado há 42 anos em Olinda, pelo artista plástico Fernando Augusto, o Grupo Mamulengo Só-Riso se dedica a recriar o universo mágico e mítico da cultura popular nordestina, captando o espírito da representação dramática através do mamulengo. Ao longo de suas mais quatro décadas de existência, o grupo já participou de inúmeros festivais de teatro de bonecos no Brasil e no exterior, como no 13º Festival Internacional de Bonecos, em 1980 em Washington, Estados Unidos, e no  Festival Mundial de Teatros de Bonecos, na cidade de Charleville-Mézières, na França em 1994.

O dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho atestou em 1976: “a trajetória do Mamulengo Só-Riso se reveste da melhor qualidade artístico-cultural, fundamentado que está em nossas melhores raízes populares, prestando, assim, serviço inestimável a toda uma comunidade, cujas dores e alegrias podem ser vistas através das peças habilmente encenadas". A mostra “Mamulengo Só-riso – uma trajetória” está aberta ao público até o dia 27 de novembro.

 

Serviço:

Exposição Mamulengo Só-riso – uma trajetória

Onde: Teatro Hermilo Borba Filho, bairro do Recife

Quando: até 27 de novembro