Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 21.11.17 - 18h50

Orquestra Sinfônica do Recife encerra programação dos Concertos para Juventude em 2017 com teatro lotado

Jovens do Recife e do Cabo de Santo Agostinho ficaram encantados com a apresentação da orquestra mais antiga em atividade no Brasil. Amanhã (22), os músicos sobem novamente ao palco do Teatro de Santa Isabel para apresentar o penúltimo Concerto Oficial do ano, em homenagem ao dramaturgo Hermilo Borba Filho.

 

Para uma calorosa e curiosa plateia, a Orquestra Sinfônica do Recife realizou, hoje, a última edição do Projeto Concertos para Juventude de 2017. Oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, a aula concerto, realizada mensalmente, lotou mais uma vez o Teatro de Santa Isabel e encantou jovens do Recife e do Cabo de Santo Agostinho.

O regente da orquestra e idealizador do projeto, maestro Marlos Nobre, deu início à aula de música erudita, ensinando ao público um pouco sobre cada instrumento que compõe a orquestra, sua sonoridade e importância para o resultado sonoro final.

Em seguida, a orquestra executou a obra Batuque, do compositor, pianista, organista e regente brasileiro Alberto Nepomuceno, que passou sua infância no Recife, seguindo aos 18 anos para Itália. A segunda peça tocada foi a Sinfonia nº 3 em Fá Maior, Opus 90, do compositor alemão Johannes Brahms.

Maravilhada diante de tantas descobertas do mundo erudito, a plateia não se conformou com o fim do concerto. Atendendo ao coro insistente de mais um, a orquestra executou a Marcha Nupcial, do compositor Felix Mendelssohn, “sucesso” que muitos reconheceram de pronto.

Acompanhando um dos grupos de estudantes, o professor de artes, sociologia e direitos humanos Ubiracy Ricarte confessou ser um entusiasta do projeto. “O Recife respira arte e cultura e os adolescentes precisam ser inseridos nesta atmosfera. Por isso que nossa aula hoje foi num teatro de destaque nacional e ouvindo um belíssimo concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, que traz um impacto no que esses meninos estão acostumados a ouvir”, pontuou o professor da escola municipal Sizenando Silvera, localizada em Santo Amaro, que trouxe 200 jovens para apreciar o projeto Concertos para Juventude.

A professora de artes e teatro da Escola Municipal Maria Tamar Leite da Fonseca, Elenita Ramos, levou 40 alunos, do 5º ao 9º anos, da Praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, para o que ela acredita ser uma experiência necessária de pedagogia e cidadania. “O Teatro de Santa Isabel é um instrumento relevante para a cultura de Pernambuco, nosso teatro mais sofisticado. Hoje, esses jovens com idade entre 11 e 17 anos tiveram o primeiro contato com a música erudita, além de entrarem em um lugar com arquitetura que só tinham visto em livros. Foi uma manhã inesquecível para eles”, enfatizou a educadora. 

A estudante Ingrid Rayanne, 14 anos, era a perfeita tradução do encantamento relatado pela professora. “Esse teatro parece um castelo, daqueles que vemos em filmes. Gostei muito da apresentação da orquestra, bem emocionante. Esta aula prática foi linda”, disse a estudante do 8º ano.

Também pela primeira vez no Santa Isabel, a aluna do 9º ano Bárbara Helena, 15 anos, era só felicidade. “Este lugar é diferente de todos os outros que já visitei. Sem falar na emoção em ouvir uma orquestra pessoalmente. Foi um passeio muito legal e proveitoso.”

O garoto Everton Kawan, 13 anos, explicou que estava vendo ao vivo tudo que a professora ensinou na sala de aula. “Minha professora disse que teatro é coisa séria e hoje estamos conhecendo o mais bonito de todos. Além disso, adorei o concerto. A música clássica acalma a gente.”

CONCERTO OFICIAL ­– Amanhã (22), às 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife volta a subir ao palco do Santa Isabel para realizar o penúltimo concerto oficial de 2017, em homenagem ao dramaturgo Hermilo Borba Filho. A apresentação é gratuita e aberta ao público. O repertório será o mesmo tocado para os estudantes. Para assistir, basta retirar o ingresso no teatro uma hora antes da apresentação.